Estado mantém ações de incentivo à reciclagem de resíduos
Semas e Cosanpa promovem oficinas, palestras e instalação de pontos de recolhimento de materiais recicláveis
Em diferentes frentes e durante todo o ano, o Governo do Pará realiza ações que incentivam a reciclagem, principalmente por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Um trabalho permanente, que ganha destaque em 17 de maio - Dia Mundial da Reciclagem.
Em 2022, a Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) da Semas realizou atividades educativas que capacitaram 688 pessoas, em municípios de dez regiões de Integração do Estado, promovendo orientações didáticas para a melhoria socioambiental da população.
Oficinas ensinam à população como reciclar, gerar renda e proteger o meio ambienteDentre as ações promovidas pela Semas estão a instalação de quatro ecopontos públicos na Região Metropolitana de Belém - no Parque Urbano Porto Futuro, Parque Estadual do Utinga “Camillo Vinna” e Usinas da Paz da Cabanagem e do Icuí-Guajará -, e promoção de capacitações em economia doméstica e geração de renda, momento em que a comunidade pode aprender a fabricação de sabão caseiro a partir da reciclagem de óleo de cozinha.
"Reciclagem é uma das principais formas de minimizar os impactos ambientais do descarte incorreto dos resíduos sólidos gerados todos os dias pela população. Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, a comercialização desses materiais pelas indústrias da reciclagem gera renda para diversas famílias, além de prolongar a vida útil dos aterros sanitários", informa Maria de Belém Ribeiro da Silva, coordenadora de Sustentabilidade da Semas.
Uma vez por mês, em parceria com a Feira da Agricultura Familiar na sede da Secretaria, no bairro do Marco, e na Casa Vicente de Paula, é promovida ainda a troca de mudas de plantas e biofertilizantes por materiais recicláveis, além do recebimento de pilhas e baterias para descarte.
Solange Suely foi uma das alunas do curso de reciclagem de óleo de cozinha no segundo semestre de 2022, ofertado pela Semas. Ela soube da oportunidade na UsiPaz do Icuí-Guajará, em Ananindeua (município da Região Metropolitana), e aproveitou o aprendizado. "Eu já armazenava o óleo em garrafa pet e não sabia como fazer o descarte, e foi ficando em casa. Quando fiz o curso, aprendi a produzir meu próprio sabão, e com isso tem um ano e cinco meses que não compro sabão para lavar louça e roupa", contou.
Não demorou para que Solange transformasse o conhecimento em fonte de renda extra. "Com a produção, outras pessoas começaram a se interessar pelo produto, devido ao benefício que ele proporciona. E comecei a vender as barras de sabão. Depois aprendi a fazer detergente a partir do óleo usado. Esse trabalho me traz uma renda de cerca de R$ 800,00. Algo que iria para o lixo, e hoje se transformou em renda", acrescentou Solange, que também já promove oficinas de produção de sabão artesanal.
Recursos hídricos – Paralelamente, a Cosanpa, por meio do Setor de Programas Sociais, incentiva a comunidade a cuidar do meio ambiente, principalmente dos recursos hídricos. A Companhia estimula ações de reciclagem, já que muitos resíduos não são reutilizados ou reciclados pela população, ocasionando o descarte irregular em rios, córregos e mares, e o custo elevado para tratamento da água e do esgoto, e ainda assoreando cursos d’água e causando doenças e morte de animais.
Entre as ações da Companhia de Saneamento estão distribuição de folder, cartilha e panfleto educativos; oficinas de reciclagem de garrafa pet/puf, de customização com reciclagem de tecido, de confecção de arranjos natalinos com material reciclado, de reciclagem de plástico e madeira e de confecção de bolsas e sandálias com material reciclável, e reciclagem de óleo de cozinha para produção de sabão.
Também são realizadas palestras sobre sustentabilidade e sociedade de consumo; crise hídrica e desafios ambientais; coleta seletiva; gincanas ecológicas e mutirões ambientais.
A Cosanpa mantém um comitê ambiental, responsável por ações de educação ambiental nas escolas, incluindo implantação de coleta seletiva e oficina de confecção de lixeiras.