Planetário da Universidade do Estado (Uepa) participa da 21ª Semana Nacional de Museus
Evento começa, nesta quarta-feira (17), no Centro de Ciências e Planetário do Pará, com oficinas, palestras, visitas mediadas e observação do céu noturno
Arte-educadora em ação educativa com estudantes do ensino infantil no Planetário, da Uepa (imagem de arquivo)Com o tema Museus, Sustentabilidade e Bem-estar, a 21ª edição da Semana Nacional de Museus começa nesta quarta-feira,17, no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), com uma programação diversificada voltada para a divulgação da ciência, em oficinas, palestras, ações educativas, visitas mediadas e observação do céu noturno.
A Semana Nacional de Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que integra a política do setor museal do Brasil e tem como objetivo mobilizar os museus do país, uma vez que as programações são combinadas em torno de um mesmo tema em museus de todos os estados e municípios brasileiros. Profissionais e comunidades de museus são convidados a criar, imaginar e compartilhar atividades voltadas ao diálogo com seu público e território, fortalecendo assim o reconhecimento e a visibilidade dos museus.
No Planetário do Pará, a programação ocorre até dia 20, com atividades gratuitas para o público, entre elas, visitas mediadas, palestras, discussões e oficinas especiais.
VI Concurso Ciência e Arte
Como parte da programação, o Planetário lançou hoje o VI Concurso Ciência e Arte na modalidade Tirinhas, com o tema Planeta Terra e Sustentabilidade: O Futuro em Nossas Mãos. O concurso tem como objetivo promover e divulgar o interesse pela astronomia com a observação do céu pelo público geral, além de promover novas formas de interação entre o público e o CCPPA.
“Espera-se que isso estimule o interesse do público pela astronomia e aguce a criatividade em algo tão mundano quanto o céu estrelado. Em tempos como estes, a arte faz bem, e combiná-la com a astronomia é uma experiência maravilhosa”, assegurou a pedagoga do Planetário e uma das responsáveis pelo concurso, Alice Sousa.
Ação Educativa
Amanhã, 18, das 10h às 11h, será realizado o lançamento do Sinalário do Planetário, um documento que possui semelhança com um dicionário, mas é produzido em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O primeiro volume do Sinalário foi produzido pela Coordenadora de Acessibilidade do Planetário, Ivanete Moreira, com a participação da intérprete e estudante do curso de Libras, Isabelle Ramos, e dos monitores surdos, Pamela Sousa Conceição, Taciele da Silva Romano e Joseane Monteiro Araújo. Também atuaram junto à equipe técnica, os estudantes Isabelle Ramos, Diogo Reis e Vallery Dantas, responsáveis pela interpretação e edição do material.
"A importância do Sinalário no planetário é trazer acessibilidade para o Centro de Ciências e Planetário do Pará, pois o Planetário é um ambiente que também deve ter acessibilidade. Foi um processo trabalhoso, o grupo iniciou com ouvintes e surdos, depois passamos para um grupo da comunidade surda, e depois passamos para surdos e ouvintes novamente, porque aqui como nós trabalhamos com estagiários, monitores, e a cada processo desse teve um grupo diferenciado, mas todos estão incluídos”, afirmou Ivanete Moreira.
A equipe ficou dois anos na produção do documento, com a elaboração de vídeos e fotos e design do documento, que é voltado para pessoas surdas e mudas. Entre os conteúdos estão os nomes de vários cientistas em Libras. A previsão é que o Planetário consiga lançar mais dois volumes nos próximos anos.
Também nesta quinta-feira, a programação inclui a Oficina de Química Forense - Perito por um Dia. Trata-se de uma oficina temática, em que os participantes terão que resolver um caso criminal fictício tomando por base conhecimentos químicos.
Outra oficina voltada para o público em geral será sobre a confecção do sabão caseiro. A ideia é conscientizar a comunidade sobre uma forma de reutilizar o óleo de cozinha, que provavelmente seria descartado inadequadamente.
Já na sexta-feira, 19, a programação inclui a inauguração da Sala Escura, que poderá ser visitada de 9h às 12h. E o encerramento da sexta será com a Observação do Céu Noturno, com os telescópios na área externa do Planetário. Para fazer a observação os visitantes não necessitam fazer inscrição prévia, apenas chegar e esperar a vez de observar o céu de Belém.
Confira a programação completa:
Dia 17/05
Abertura: 9h às 10h - Mesa de abertura
10h - Lançamento do VI Edital do Concurso Ciência e Arte na modalidade Tirinhas, com o tema “Planeta Terra e sustentabilidade: o futuro em nossas mãos”.
10h10 às 12h - Palestra de abertura: Museus - Sustentabilidade e bem-estar, com o professor Dr. José Moacir Ferreira Ribeiro.
15h às 18h - Quarta Gratuita: Visitação pública para toda a comunidade, onde terá exibição de sessão de cúpula e visita no Planetário.
Dia 18/05
8h30 às 12h - Oficina de Química Forense - Perito por um Dia
10h às 11h - Lançamento do Sinalário do Planetário.
14h30 às 18h - Oficina de Produção de Sabão.
Dia 19/05
8h às 12h - Visita da Escola E.E.F Profº Virgílio Libonati, nos espaços da Cúpula de projeção Kwarahy e Jardim sensorial, além de contação de história para os alunos.
14h30 às 18h - Oficina de Manutenção do Telescópio.
14h30 às 18h - Iremos receber as crianças do projeto Adote um Sorriso.
21h - Observação do Céu Noturno. O encanto das estrelas no céu de Belém do Pará.
Dia 20/05
8h às 12h - Planetário de Portas Abertas
10h às 11h - Abertura da exposição Exploração Espacial: Desafios e Interações (Mostra Interativa de Impressão 3D)
Texto de Vallery Dantes e Guaciara Freitas / Ascom Uepa