Quinta Ambiental ressalta importância do uso racional dos recursos hídricos
A mais recente edição do projeto Quinta Ambiental abordou a temática do uso sustentável dos recursos hídricos no Pará. Participaram do evento, nesta quinta-feira (3), universitários da Faculdade da Amazônia (Famaz) e estudantes da escola técnica Grau Técnico, no auditório da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), no Parque Estadual do Utinga (Peut). A Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) organiza o evento mensalmente.
A Semas, na condição de responsável pelo planejamento, informação e apoio à gestão de recursos hídricos do Estado do Pará, tem entre suas ações de gestão participativa, a implementação do programa de educação ambiental e capacitação com foco na gestão integrada de recursos hídricos.
Palestras, oficinas e seminários são realizados de forma integrada, na primeira quinta-feira de cada mês, com o objetivo de se obter uma perspectiva crítica em busca de uma gestão sustentável e educadora, com a missão da promoção a educação ambiental.
A técnica da Diretoria de Recursos Hídricos (Direh), da Semas, Lucyana Batista, foi uma das palestrantes. “A palestra abordou a importância do uso racional dos recursos hídricos e a legislação que rege esse recurso. Destacamos a questão do desperdício e dos instrumentos da política, que devem ser colocados em prática, para que haja um uso realmente sustentável em uma gestão descentralizada e participativa no estado do Pará”, disse.
Suelen Ely, professora na instituição de ensino Grau Técnico, participou da palestra, com a turma de estudantes. “Isso serve para aprimorar os conhecimentos sobre gestão socioambiental, e levar para a disciplina que hoje eu ministro na instituição”, apontou.
A aluna do curso de administração do curso técnico, Larissa Meireles, considera importante participar de palestras voltadas para a educação ambiental. “É fundamental para qualquer país, qualquer cidade, pois se a gente não pensar hoje no meio ambiente, o que vai nos restar no futuro? Eu acredito que precisa haver ainda mais investimentos nas áreas de pesquisas e também campanhas, que se voltem, principalmente, para a periferia”, conclui.
Gestão - O Sistema de Gestão dos Recursos Hídricos (Sigerh) é fruto de parceria entre o Governo do Pará e a Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, por meio da Fundação de Desenvolvimento Científico. Atualmente, no sistema, é possível solicitar, de forma on-line, a Declaração de Dispensa de Outorga, para unidades unifamiliares em captação de água subterrânea. Solicitações de outras tipologias e modalidades estão em fase de construção. Para ter acesso aos serviços disponíveis no Sigerh/PA, o usuário precisa realizar o seu cadastro no sistema, preenchendo as informações requeridas no http://sistemas.semas.pa.gov.br/sigerhpa/.