Mais de 575 famílias de Cametá recebem cheques do Programa 'Sua Casa'
Iniciativa do governo do Pará assegura auxílio de até R$ 21 mil para aquisição de material de construção e o pagamento da obra de construção
Nesta terça-feira (16), em Cametá, o governador Helder Barbalho e autoridades públicas na entrega do ’Sua Casa’Em Cametá, na região de integração Tocantins, o programa Sua Casa beneficiou hoje, 16 de maio, um total de 576 famílias. Entre os beneficiários estão moradores que tiveram as residências impactadas pelas fortes chuvas ocorridas em março deste ano. Outras 120 famílias receberam a segunda etapa do programa. O investimento da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) foi superior a 4 milhões 670 mil reais.
Durante a entrega, o governador Helder Barbalho destacou o quanto a iniciativa, que concede apoio para construção e reconstrução de moradias, é importante para o desenvolvimento da população e do município: “São 576 famílias que estão sendo contempladas pelo programa que doa cerca de 16 mil reais para que as famílias possam melhorar a casa. Não é empréstimo, é doação. Usem o recurso de forma adequada. Usem o recursos aqui na cidade de Cametá, para o dinheiro circular aqui na cidade, fazendo ela crescer ainda mais. Vocês vão contratar o pedreiro, contratem gente daqui, da comunidade de vocês”.
Moradora de Cametá, Filo de Souza exibe o cheque do programa Sua Casa“Com essa ajuda eu vou acabar de construir a minha casa, minha cozinha e meu banheiro. Se não fosse esse benefício eu ia ficar apenas nessa casa de madeira”, contou o aposentado José Maria após receber o benefício.
Presidente da Cohab, Luís André Guedes: "ação em Cametá significa inclusão para mulheres, idosos e pessoas com deficiência"Para o presidente da Cohab, Luís André Guedes, a ação de hoje tem um significado importante de inclusão. “A entrega representa muito para a região de Cametá, são mais de 4,5 milhões de reais para que as pessoas possam construir e reconstruir as suas moradias com ajuda no material de construção e reconstrução. Hoje temos famílias chefiadas por mulheres, idosos e pessoas com algum tipo de deficiência que estão sendo beneficiadas”
José Maria e Adelaide Assunção mostram o cheque e o contrato do programa habitacional estadualO Sua Casa tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e para o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra de construção, reconstrução e ampliação. O valor concedido pelo “Sua Casa” é de até 21 mil reais. Segundo estimativas da Cohab, os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões paraenses desde que o programa foi criado em 2019, garantindo melhorias aos lares e também gerando renda para trabalhadores da construção civil.
Segundo estimativas da Cohab, o programa Sua Casa já beneficiou mais de 176 mil pessoas de todo o Pará. No total, até o dia 31 de janeiro de 2023, a iniciativa ajudou a construir, reconstruir e ampliar cerca de 34 mil residências. Criado em 2019, o programa já melhorou as condições de moradia em 134 municípios paraenses, em todas as 12 regiões de integração. Para garantir as execuções das ações para melhorar os índices habitacionais paraense, a Cohab já investiu mais de R$ 347 milhões.
Vicente de SouzaO ‘Sua Casa’ atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistro, como incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc. O programa atende também idosos, famílias de pessoas com deficiência, entre outros critérios técnicos.
Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de Assistência Social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.