Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Universidade do Estado do Pará (Uepa) homenageia Dia da Enfermagem

Evento na quinta-feira (18) terá oficinas e será aberto com a palestra 'Saúde Mental e Meditação', com a terapeuta Claudia Ferreira

Por Monique Hadad (UEPA)
16/05/2023 14h25

Em comemoração ao Dia da Enfermagem e ao Dia do Enfermeiro, celebrados na última sexta-feira, 12, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizará, na manhã de quinta-feira, 18, uma programação especial na Escola de Enfermagem Magalhães Barata (EEMB - Campus IV), na avenida José Bonifácio, nº 1289, em Belém. O evento será gratuito e voltado à comunidade acadêmica.

Às 9h, ocorrerá a mesa de abertura, que será seguida pela palestra Saúde Mental e Meditação, proferida por Claudia Ferreira, terapeuta integrativa e organizacional, especialista em Medicina Integrativa, Saúde Quântica, Yoga Terapêutica e Meditação.

A programação também será composta pela Oficina de Terapia Alternativa Respirar para Desestressar, que ocorrerá às 10h30. “A saúde mental é um tema atual necessário e importante, e que muito se aplica à nossa realidade do curso, para nossos alunos”, afirma a coordenadora do curso de Enfermagem da Uepa, Margarete Carrera Bittencourt. A partir das 11h, será realizado o lançamento do livro Utilização de Ozonioterapia em Feridas, de autoria de Margarete Bittencourt, que aborda o tratamento alternativo que faz parte das práticas integrativas e complementares, preconizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no qual os enfermeiros estão inseridos.

Na programação, o ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), da Escola de Enfermagem, estará aberto. O espaço oferece variadas terapias, tais como: auriculoterapia, ventosaterapia, meditação guiada, acupuntura, aromaterapia e musicoterapia. No evento também será possível conhecer o Museu da Escola de Enfermagem, com acervo de peças históricas que remetem à trajetória do curso, e possui mais de 50 artigos catalogados pelos professores da Uepa. De acordo com a professora Margarete Bittencourt, a programação é relevante para dar “visibilidade aos profissionais que fazem a enfermagem e incentivar os alunos no curso que escolheram”.

O curso de Enfermagem da Uepa tem como filosofia o cuidado humano. O enfermeiro deve compreender o ser humano de uma forma holística, que considere o contexto das experiências humanas, a partir da consciência, subjetividade e espiritualidade que dela fazem parte. Deve exercer a profissão como prática da assistência em todos os seus níveis, do ensino, da pesquisa e da administração da assistência e dos serviços de saúde. Atualmente, há 90 professores enfermeiros e 500 alunos matriculados no curso de enfermagem da universidade.

Reconhecimento - No dia 11 de maio, as professoras da Escola de Enfermagem Magalhães Barata: Margarete Bittencourt, Margareth Moita Sá, Simone Bervely, Ingrid Pimentel, Ana Sheila Falcão Modesto (in memoriam) e Vilma Maria Alves de Lima (in memoriam) foram homenageadas pela Comissão Executiva da Câmara Municipal de Belém com o diploma Wanda de Aguiar Horta, por terem se destacado e prestado relevantes serviços como profissionais de enfermagem, em prol da saúde no município de Belém. A iniciativa foi da vereadora enfermeira Nazaré Lima.

Histórico - A Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Uepa foi a primeira instituição a ofertar o curso de Enfermagem na região Norte. Criada em 1944, a EEMB foi inicialmente chamada de Escola de Enfermagem do Pará. Com a criação da Uepa, por meio da Lei nº 5.747, de 18 de maio de 1993, e instalada em definitivo em 5 de abril de 1994, a Escola de Enfermagem foi incorporada à estrutura da universidade e passou à categoria de curso de graduação em Enfermagem do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). “Muito nos honra termos sido o primeiro curso superior do estado, que hoje faz parte da Uepa e soma à história de criação da universidade”, conclui Margarete Bittencourt.