Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Palestra e música marcam celebração pelo Dia do Assistente Social no Ophir Loyola

Eventos reuniram profissionais e o compartilhamento de experiências sobre o cuidado e a sensibilidade para o bem-estar de pacientes e acompanhantes

Por Viviane Nogueira (HOL)
16/05/2023 14h39

Com programações musicais e científicas, o Hospital Ophir Loyola (HOL) encerrou, na manhã desta terça-feira (16), no auditório João Emílio, mais um dia de celebrações aos profissionais de serviço social da instituição. Dedicados aos servidores, residentes, estagiários e estudantes, os eventos destacaram a importância desses profissionais na assistência em saúde. As comemorações foram alusivas ao 15 de maio - dia do assistente social.

No hall de entrada da instituição, um painel retratou a organização do serviço social dentro do hospital. “O mural mostra nossa atuação em diversos setores, como nas clínicas, no ambulatório e também em serviços que não são diretamente ligados ao paciente, como na Comissão Intra-Hospitalar Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), humanização, ouvidoria. O objetivo é mostrar que, seja de forma direta ou indireta, estamos sempre prestando assistência aos pacientes que realizam tratamento no HOL”, explicou a assistente social, Ana Lídia Sardinha.

A palestra sobre “Ética e Bioética no Trabalho do Assistente Social na Saúde”, com o professor e assistente social, José Maria, marcou o segundo dia do evento. Após a apresentação, os residentes de serviço social apresentaram crônicas baseadas no cotidiano de cada profissional.

Data -  o Dia do Assistente Social é comemorado em referência ao 15 de maio de 1962, quando foi editado o Decreto 994/62, que regulamenta a profissão e cria os Conselhos Federal e Regional. O Ophir Loyola inseriu o serviço social de forma pioneira no Pará em 18 de maio de 1955. 

Atualmente, cerca de 38 profissionais, distribuídos nas clínicas, nos atendimentos ambulatoriais e nos departamentos, agem na amenização dos problemas sociais dos pacientes e na democratização das informações e serviços que possam garantir o direito do usuário.