Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E CIDADANIA

Programa do Corpo de Bombeiros abre novas portas de trabalho aos participantes

Na Edição 2023, Programa Escola da Vida, que atende adolescentes em situação de vulnerabilidade social, começou a atuar nas Usinas da Paz

Por Giovanna Abreu (SECOM)
15/05/2023 14h00

De 2017 a 2019, Cássio Alves, de 18 anos, foi um dos participantes do Polo Mangueirão do Programa Escola da Vida (PEV) do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA). Essa experiência abriu uma nova porta de trabalho dentro da corporação. No início deste ano, o jovem conquistou a primeira experiência profissional, como voluntário civil do programa, e começou a atuar na sede da Assessoria de Relações com a Sociedade Civil do CBMPA.

“O PEV me deu sustento e a base para me tornar a pessoa que sou. Aprendi muitas lições para a vida. Além de ensinar noções básicas da atuação de um bombeiro, como primeiros socorros, busca e salvamento e combate a incêndios, as aulas nos ajudaram a construir o nosso caráter e a partir dessa experiência nos tornamos pessoas com valores. Fiquei muito feliz e grato por ter sido chamado e ter a oportunidade de viver o meu primeiro emprego, colaborando com a sociedade”, destaca.

Na edição de 2023 do Programa Escola da Vida, o CBMPA agregou à proposta educacional, a participação de ex-alunos do PEV, com contratos de um ano como voluntários, podendo ser renovado para mais um. Eles recebem um salário mínimo, para cumprir uma carga horária diária de 6h, em funções de apoio técnico administrativo e atividades do projeto político pedagógico. Os voluntários passaram por um treinamento prévio. 

Na década de 90, o 3° sargento bombeiro militar Fernando César participou do PEV no Polo Cremação. Experiência que ele considera o divisor de águas na sua vida. “Só tenho a agradecer pela oportunidade de ingressar no programa e ter ensinamentos que foram muito úteis na juventude, sobretudo, o respeito e a disciplina. Naquele momento eu me identifiquei com a atuação dos bombeiros e em 2007 fui efetivado na corporação. Meus instrutores viraram meus colegas de trabalho. Sou muito grato a esse projeto e ver o governo do Estado incentivar esse programa é muito importante”, celebra. 

A coordenadora do PEV, tenente Miréia Moutinho, informa que há 30 anos o programa é desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros, como forma de promover a cidadania de jovens paraenses. “Queremos que esses adolescentes sigam sendo agentes multiplicadores de conhecimento na comunidade. A atividade militar tem um rigor de hierarquia e disciplina importantes também para os jovens, que se apropriam do Corpo de Bombeiros e compartilham os aprendizados, reduzindo criminalidade e riscos de acidentes domésticos, por exemplo. Muitos dos alunos que estão participando do programa já se mostram empolgados com a atividade de bombeiro”, conta. 

PEV nas UsiPaz - Desde fevereiro deste ano, as atividades do Programa Escola da Vida estão sendo realizadas nas Usinas da Paz da região metropolitana de Belém, com foco em adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Os objetivos são disseminar a cultura de paz, como forma de prevenção a violência, por meio de atividades socioeducativas, fortalecer a convivência em grupo, proporcionar conhecimentos gerais sobre prevenção de acidentes e incêndio e promover o conhecimento sobre a defesa civil. Participam jovens de 12 a 15 em situações de vulnerabilidade social e carência sócio econômico.