Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

UsiPaz celebra o Dia das Mães com histórias inspiradoras de afeto e acolhimento

Conheça mulheres fortes que encontraram na UsiPaz uma comunidade de apoio para enfrentar os desafios da maternidade

Por Aline Seabra (HEMOPA)
14/05/2023 09h16

O Dia das Mães é uma data especial, que celebra o amor e a dedicação que essas mulheres têm pelos seus filhos. De acordo com dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 11 milhões de mulheres são mães solo no Brasil, e a maioria delas pertence às classes C, D e E e não tem ensino superior. Essas mulheres têm maior dificuldade de encontrar oportunidades de emprego e sem apoio suas vidas tornam-se ainda mais desafiadoras. 

As Usinas da Paz visam promover a segurança e o desenvolvimento social em áreas vulneráveis, oferecendo aulas de esportes, recreação, cultura e arte, cursos de capacitação e profissionalização, atendimento médico e odontológico, assistência jurídica, psicológica e social, emissão de documentos, entre outros serviços, para crianças, jovens e adultos. Além de inclusão social, geração de renda e o fortalecimento da comunidade por meio das atividades oferecidas.

Luzia Deise Monteiro e o filho Emanuel DanieloLuzia Deise Monteiro, mãe do Emanuel Danielo, de 8 anos, é um exemplo de amor incondicional e capacidade de agir em situações críticas. Ela trabalha como vigilante na UsiPaz Guamá e recentemente participou de um treinamento de primeiros socorros, oferecido para todos os funcionários do complexo. Graças a esse aprendizado, ela conseguiu salvar seu filho, que estava engasgado com um pedaço de carne durante um churrasco de família. 

"Muitas vezes ouvimos que aconteceu isso na vida de alguém e pensamos que nunca pode acontecer com a gente. Eu nunca imaginava que isso ia acontecer comigo e se eu não tivesse tirado um tempo para eu aprender, talvez meu filho não iria, mas estar aqui, pois minha mãe fez tava totalmente errado, mas entendo ela, pois ela não tinha o conhecimento que eu tenho agora. Estou muito grata a Deus pelo que aprendi, dei a vida ao meu filho duas vezes", diz emocionada.

Pamela Gonçalves é mãe de dois filhos, Pedro Henrique, de 10 anos, que tem Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, e Maisa Karoline, de 8 anos, para sustentá-los, ela faz chopp de frutas para vender em torno do complexo. Na UsiPaz Cabanagem, ela encontrou um apoio para a socialização e desenvolvimento dos seus filhos, que fazem futsal, karatê e aulas de reforço escolar, atividades que ela não teria condições de oferecer para seus filhos, já que está desempregada. 

Pamela Gonçalves e seus filhos Pedro e Maisa"Meu maior desafio quando me tornei mãe foi o medo de não conseguir ser uma boa mãe e de não saber educar adequadamente, além de não poder dar uma boa segurança para meus filhos. A Usina transformou a minha vida e deles, pois encontrei apoio na questão esportiva serve como uma terapia. Ele e minha filha, hoje, podem fazer as atividades que sempre quis. Me sinto acolhida aqui", conta Pamela.

Já Sâmia Santos, mãe de Valentina, de 5 anos, encontrou na UsiPaz Pe. Bruno Sechi, localizada no bairro do Bengui, uma oportunidade para se tornar uma profissional e mudar sua vida. Ela está fazendo curso de Corte e Costura e encontrou não só um meio de sustento, mas também uma nova forma de recuperar sua autoestima e sonhar. 

Sâmia Santos e sua filha Valentina“Eu tinha uma vida apagada, sem brilho e sem motivação, e isso afetava não só a mim, mas minha filha também, por isso, a Usina foi uma luz no final do túnel e uma nova chance de sonhar, especialmente agora que estou esperando mais um bebê. Como mãe, saber que tenho a UsiPaz para me apoiar, me deixa feliz e segura para criar meus filhos como sempre quis”, diz Sâmia.

A psicóloga da UsiPaz Terra Firme, Saralene Souza, explicou que o contexto social influencia bastante na forma que a mãe desempenhará a maternidade. “O serviço de psicologia daqui do espaço recebe muitas demandas de mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social e econômica. Com a UsiPaz, elas têm a oportunidade de investir no autoconhecimento, fortalecer a autoestima e desenvolver a autoconfiança através da psicoterapia”, explicou Saralene. 

Saralene Souza, psicóloga na UsiPaz Terra Firme“O atendimento psicológico que a Usina oferece valoriza a subjetividade de cada uma, para que essa mulher sinta-se a protagonista e detentora de suas decisões, independentemente de quais sejam. Além de disponibilizar, para as mulheres, diversos cursos profissionalizantes que auxiliam na geração de renda para a família, como também palestras, acesso à cultura e lazer, rodas de conversa e diversos serviços para a população”, ressaltou a psicóloga.

Essas são apenas três histórias de muitas outras mães guerreiras e inspiradoras que existem.  A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), que consiste na articulação de políticas públicas de inclusão social que secretarias, fundações e órgãos da administração direta e indireta desenvolvem por meio de programas e projetos organizados.