Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLV. ECONÔMICO

Programação alusiva ao Dia das Mães é encerrada com apresentações culturais  e fomento do empreendedorismo local

Por Aldirene Gama (SEDEME)
13/05/2023 23h14

Foi encerrada na noite deste sábado (13), no Espaço São José Liberto, em Belém, a programação especial em comemoração ao Dia das Mães, promovida pela  Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia ( Sedeme), em parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro Empresas (Sebrae) e da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estados do Pará (Sistema OCB/PA).

O evento tem como objetivo garantir visibilidade e, ao mesmo tempo, fomentar o empreendedorismo local, ao criar oportunidade de novos negócios, trocar conhecimento, além de proporcionar geração de renda.

Diversas opções de presentes que valorizam o empreendedorismo local, produzidos com matéria prima genuinamente paraense, estiveram à disposição do público para presentear as Mães.

A programação, que antecedeu o Dia das Mães – este ano celebrado no domingo (14), trouxe para a exposição, a nova coleção de joias de designers paraenses, biojoias, arte sacras; bolsas confeccionadas a partir da matéria-prima juta, feira de produtos regionais, exposição de chocolate de origem, nova coleção de moda e artesanato, oficinas infantis, atrações culturais, com apresentação do Boi Veludinho do Guamá, e do grupo de Carimbó Som de Pau Oco.

O  empreendedor Lexington Washington, 30 anos, que trabalha com a técnica  de impressão botânica  ou ecoprint, é um dos expositores do evento,   apoiado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- Sebrae.  Ele trouxe para a comercialização,  a coleção com  saias , vestidos kimono, camiseta, além de bolsas e sacolas, produzidas com base na técnica botânica. Que consiste em passar para os tecidos as cores e as formas das folhas por meio da compressão e do cozimento.

"Essa é a primeira vez que participo de uma exposição no Espaço São José Liberto.  Estou gostando do movimento, o público está vindo conhecer a coleção.  "Trata- se de uma técnica pautada na sustentabilidade. Há 15 anos trabalho com moda e há pouco mais de três anos, comecei a trabalhar  com a pigmentação natural, extraída de folhas e raízes.   A participação em feiras e eventos, contribuem para a divulgação da marca e consequentemente no aumento da renda" ,disse o expositor. 

O público infantil também aproveitou a programação, com participação nas oficinas de chocolates ministradas por alunos do curso de gastronomia da Universidade da Amazônia (Unama).

O titular da Sedeme, Paulo Bengtson, reforça o compromisso do Governo do Pará em incentivar o empreendedorismo sustentável, com base na produção artesanal, fomento à economia local, geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população.

O Agrônomo Rafael Silva, apostou na compra de uma joia para presentear sua Mãe. “Eu gostei da proposta do evento, em reunir em um único local diversos empreendedores com produtos de alta qualidade. “ Além da joia, comprei também chocolates para presentear. Aguardo mais eventos com esse formato”, acrescentou.

Quem também aproveitou para garantir o presente da sua mãe, foi a auxiliar administrativa, Cristina Sousa, que  comprou  uma imagem  de Nossa Senhora de Nazaré. “ Minha mãe é devota da padroeira dos paraenses, tenho certeza que ela vai amar”, disse Cristina.

Cooperativismo - Os produtos e serviços das cooperativas paraenses também foram destaque no evento, com espaço exclusivo dedicado à exposição.

Alessandra Ribeiro representante do  Sistema OCB-Sescoop/PA, disse que os eventos e feiras realizados pelo Governo do Pará funcionam como vitrine para divulgação de produtos e serviços de cooperativas paraenses.

No evento, o público pôde adquirir produto da Cooperativa dos Agricultores da Região de Tailândia(Cart),  da Cooperativa Mista da Flona do Tapajós (Coomflona), da cooperativa dos Agricultores de São Francisco do Pará (Cooasafra), artesanatos da Cooperativa Turiarte, de Santarém e  artigos confeccionados por internas da Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), que desenvolve um importante  trabalho social junto às mulheres privadas de liberdade, no Centro de Recuperação Feminina (CRF), de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém (PA).

A programação contou também com o desfile de moda  da (Coostafe) realizado por 25 mulheres  custodiadas no (CRF). Apresentando a coleção “Salve a Mãe Natureza”, produzida com material reciclado. Após o desfiles elas participaram de um encontro com familiares e filhos, na Capela São José, onde foram recepcionadas ao som do grupo musical Quorum. Na ocasião, a coordenadora de Projetos Estruturantes da Sedeme , Poliana Gualberto,  elogiou  o desfile e agradeceu a participação de todas as custodiadas e familiares presentes. Ao final, foi  as participantes do desfile, receberam brindes em nome de todos os parceiros do evento

A diretora (CRF), Rita Canto, disse que o trabalho realizado pelas custodiadas, por meio da (Coostafe)  é uma oportunidade de mudança de vida, considerando que algumas dessas  mulheres foram parar no (CRF), por envolvimento em questões financeiras. “A cooperativa trouxe para elas uma oportunidade de  se capacitar, e, assim,  garantir o próprio sustento quando egressas. É uma forma também de ressocialização, nosso trabalho não é só privar de liberdade, trabalhamos também toda a questão social que envolve as custodiadas, esse é o nosso papel enquanto Secretaria de Estado de Administração Penitenciária -SEAP