Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Às vésperas do dia das mães, HGT atinge a marca de 14 mil partos realizados

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
13/05/2023 17h00

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) alcançou recentemente a marca de 14 mil partos realizados. Com a proximidade do Dia das Mães, a unidade hospitalar que é referência em obstetrícia na microrregião de Tomé-Açú, no nordeste paraense, intensifica o acolhimento priorizando o bem-estar das pacientes e seus Recém-Nascidos (RN). As equipes de profissionais da unidade são capacitadas e preparadas continuamente, para oferecer atendimento com segurança, qualidade e humanização.

Administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), desde 2013, a unidade oferece o serviço de Maternidade que possui um centro obstétrico com equipamentos e ambiente de qualidade, para as mães que desejam realizar parto natural, assistida por obstetras qualificados. Além disso, a unidade conta com sala cirúrgica para partos cesáreos. Mensalmente, o HGT realiza, mais de 120 partos, considerando os procedimentos normais e cesarianos.

A enfermeira obstetra, Mayara Cinthya, explica que na unidade, as parturientes têm à disposição diversas terapias que ajudam no alívio da dor no trabalho de parto, utilizando métodos não farmacológicos que incluem cromoterapia, exercícios com instrumentos específicos, aromaterapia, musicoterapia, entre outros cuidados que promovem um conforto físico e mental.

“São atividades importantes que ajudam no resultado positivo do tratamento, pois trazem o relaxamento para as parturientes, que recebem o apoio de uma equipe multiprofissional composta por médicos obstetras, enfermeiros obstetras e psicóloga, garantindo que todas as gravidas tenham a melhor forma de indução durante o processo de parto. O nosso índice dos 14 mil partos é resultado da dedicação da equipe multiprofissional da unidade, visando oferecer excelência em atendimento no HGT”.

A enfermeira ressalta que, desde a entrada das pacientes no Pronto Atendimento (PA) até a alta, tudo é pensado e planejado com o intuito de acolher as mulheres e suas famílias com dignidade e respeito. “As nossas equipes assistenciais do centro obstétrico trabalham em perfeita sintonia, garantindo uma atenção especial para mulheres que buscam a unidade para dar à luz seus filhos”. 

Maternidade Humanizada - Outro diferencial da unidade é o projeto ‘Laços de Amor’, que busca fortalecer a relação entre gestantes e equipe multiprofissional do HGT, ofertando um ambiente acolhedor, levando informações do aleitamento materno e rotinas hospitalares, proporcionando condições para que as gestantes conheçam os recursos disponíveis no hospital e se sintam acolhidas e mais seguras na hora do parto.

Marliene Corrêa, 29 anos, concebeu no HGT o pequeno Tayllor, seu quinto filho. A usuária parabenizou o atendimento recebido durante sua internação. “Eu e meu filho tivemos o melhor tratamento e atenção necessária, fui muito bem acolhida e orientada por todos os profissionais, desde o momento que dei entrada no HGT. Graças a Deus, podemos contar com uma estrutura preparada e que oferece o que há de melhor”, finalizou a usuária que mora no bairro Jardim Liberdade, em Tailândia.

Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço - O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.