Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ORIENTAÇÕES

Ideflor-Bio orienta pedestres e ciclistas para a prevenção de acidentes no Parque do Utinga

Incidentes podem ser evitados com prudência e atenção dos frequentadores

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
13/05/2023 10h24

O Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” é um dos espaços mais procurados por praticantes de caminhadas, corridas e ciclismo na Grande Belém. Sua pista principal com 4 km de extensão proporciona aos visitantes a contemplação das belezas naturais desta que é uma das maiores Unidades de Conservação (UC) de Proteção Integral em regiões metropolitanas do Brasil.

No entanto, a falta de atenção e a imprudência de alguns usuários têm sido fatores que contribuem para a ocorrência de acidentes ao longo da via. O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), órgão responsável por 27 UCs em todo o Pará, dentre elas, o Parque Estadual do Utinga listou os principais motivos que causam incidentes no local:

  • Distração pelo uso de celular e fone de ouvido;
  • Excesso de velocidade em bicicletas, patinetes e patins;
  • Ultrapassagem em local proibido;
  • Caminhadas pela ciclovia e andar de bicicleta na pista de passeio. 

Para evitar esses acontecimentos, a Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB) reforçou a sinalização horizontal e vertical por toda a extensão da pista principal. “Instalamos nos últimos dias placas que indicam a velocidade máxima da via, que é de 20 km/h. Além disso, já estamos planejando campanhas educativas em pontos estratégicos para orientar o público que nos visita”, detalhou o titular da GRB, Ellivelton Carvalho.

Respeito - Para usuários que frequentam o local, as medidas são consideradas fundamentais para garantir a segurança durante o passeio. O visitante Jonas Braga acredita que tanto quem caminha ou pedala, precisa estar atento aos seus respectivos espaços. “Quando uma pessoa caminha na ciclovia ou anda de bicicleta na pista de passeio com fone de ouvido, pode causar um sério acidente. Por isso, é importante que todo mundo tenha respeito e cuidado ao trafegar pelas vias do Parque”.

Aldalene e Vilson Oliveira, juntamente com sua filha, conheceram o Parque do Utinga pela 1ª vez. A família vinda de Santarém, na região oeste paraense, optou por fazer o passeio de triciclo e também considera que o respeito é o fator determinante para que acidentes sejam evitados na UC.

“Não tivemos nenhum percalço durante a visitação, mas apesar dessa boa experiência, acreditamos que o respeito deve sempre existir. A gente sabe que, infelizmente, alguns não seguem as regras e acabam prejudicando outras pessoas. Portanto, é muito importante que todos tenham consciência de que este é um espaço compartilhado e qualquer detalhe pode causar um acidente e perder a chance como nós tivemos de conhecer esse local maravilhoso”, afirmou Aldalene Oliveira.

Para o assessor técnico do Ideflor-Bio, Júlio Meyer, o Parque Estadual do Utinga é um local de respeito à vida e toda sua diversidade. “O que inclui o respeito a todas as pessoas e, também, à flora e a fauna local que dão os nossos anfitriões. É importante que todos tenham atenção na faixa de ciclismo e permaneçam sempre nela para que, sem acidentes, todos tenham a melhor experiência possível no Parque”.

Serviço - O  Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna” está localizado na Avenida João Paulo II, S/N, bairro do Curió-Utinga. A UC funciona de quarta a segunda-feira, das 6h às 17h. Nas terças-feiras, o espaço é fechado para manutenção.