Polícia Científica do Pará analisa mais de 41 kg de maconha apreendida pela PRF
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam o entorpecente em abordagem em um ônibus na BR-163, no oeste estadual
Peritos criminais do Laboratório de Química Forense, da Coordenadoria da Polícia Científica do Pará de Santarém, oeste do Estado, realizaram a perícia de mais de 40 quilos de maconha. O entorpecente foi apreendido pelos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no último sábado (6), após abordagem em um ônibus de viagem no Km 995, da BR-163.
Os agentes da PRF repassaram o material para a 16ª Delegacia da Polícia Civil de Santarém, que acionou a perícia criminal para as análises. O trabalho constatou tratar-se de maconha disposta em 39 tabletes grandes e outros seis pequenos pacotes. “Foram tabletes grandes de maconha que pesaram ao todo 40.205 kg e os pequenos 1.284 kg”, afirmou o perito criminal Douglas Avelar, que realizou a perícia.
Ainda de acordo com a perícia, todos os pacotes de maconha estavam melados com uma pasta de mentol misturada com cânfora e café. “O uso desse produto talvez fosse para disfarçar e confundir os cães farejadores e a fiscalização. No entanto, devido a grande quantidade de ervas o odor de maconha ficou mais evidente, já que constatamos ser mesmo maconha”, completou o perito Douglas Avelar.
O laudo definitivo foi concluído por meio da análise feita pelo moderno aparelho FTIR (Espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier), que também confirmou se tratar de maconha. O documento foi entregue ao delegado que dirige o caso, para fins de conclusão do inquérito e autuação das acusadas que estavam com os tabletes de maconha.