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Hospital Jean Bitar alcança mais de 97% de satisfação dos usuários atendidos na unidade

Os dados são do mês de abril, deste ano, coletados pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), a partir da escuta individual

Por Vera Hojas (HJB)
10/05/2023 16h55

A gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, comemora os resultados com a satisfação dos serviços prestados na unidade. No mês de abril deste ano de 2023, o Hospital alcançou 97,44% de aprovação entre os usuários, com aumento consecutivo dos índices de satisfação do último trimestre.

O atendimento oferecido pela unidade é avaliado por meio de pesquisa diária, feita pela equipe do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), e é desenvolvido a partir da escuta individual. O trabalho registra elogios, críticas, dúvidas e sugestões relacionadas aos serviços prestados com o objetivo de ser um canal de comunicação e relacionamento com o usuário, o que contribui para o Hospital Jean Bitar atender da melhor forma efetiva, com eficiência, compromisso e satisfação.

Supervisora do SAU, Priscila Brito afirmou que entre os setores que elevaram o índice de satisfação do usuário estão o Ambulatório de Especialidades, com aumento de 0,92%, e o setor de alta hospitalar com aumento de 0,46%, em comparação aos índices avaliados no mês anterior (março).

Nos setores Ambulatório, Internação, Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) e no momento da alta hospitalar, os usuários avaliam limpeza e conforto, informação, sinalização, atendimento médico, atendimento de enfermagem e de outros profissionais, sensação de confiança, Serviço de Processamento de Roupas, Serviço de Nutrição e Dietética, silêncio no ambiente, informação e fornecimento de medicação, localização do SAU, frequência das visitas da equipe multidisciplinar, tempo para atendimento, boa vontade e disposição para ajudar, sensação de confiança, educação e respeito e tempo da realização de exames.

“A elevação deste índice para 97, 44%, deve-se à boa avaliação que o usuário faz dos serviços prestados no hospital Jean Bitar, e ao esforço de todos os profissionais, em melhorar continuamente os serviços ofertados no nosso hospital. Isso é demonstrado com o crescimento dos índices de satisfação em 3 meses consecutivos”, destacou a supervisora.
Ainda de acordo com Priscila Brito, no relato do usuário em sala sobre diversos setores e durante as visitas e em todas as abordagens que o SAU realiza, é esclarecido aos usuários, que eles podem se manifestar positivamente ou negativamente, assim como também, podem apenas dar a pontuação aos itens citados nos formulários.

“Na aplicação da pesquisa de satisfação nos setores de Internação, Ambulatório de Especialidades e nas salas de realização de exames, podemos verificar como o hospital é visto pelo nosso público; avaliar os resultados gerados por cada setor; saber em quais pontos o Hospital pode melhorar e como aperfeiçoá-los, e também esmerar a comunicação interna do hospital”, informa a supervisora.

Os elogios recebidos em abril, mostra que os esforços da equipe do HJB em prestar um atendimento aprovado pelos seus usuários vem surtindo efeito.

Larisse Monteiro Martins, atendida no HJB em 12 de abril, deixou a sua opinião sobre o atendimento: “Estou muito satisfeita com o atendimento, não tenho nenhuma sugestão. Só elogio dos profissionais que atendem contentes. A alimentação é muito boa, satisfatória.”

“Só tenho a agradecer a Shirlei, Silvania, Luena, Aline, Francy, Cledson, Andressa, Renan, Marcelo, Marília, Alessandro, Cecília, Ana Paula, Sofia, Maria, Monalisa, Dr. Bruno, Dr. Tomaz, Dr. Elielson, Dr. Luiz Claudio, Dr. Xavier, Dr. Rafael, assistente social, Rosana, e todos os demais que não sei o nome. Que Deus abençoe a vida de todos, em especial, a Eliana do SND”, agradeceu o usuário atendido no hospital no dia 17 de abril, Samuel da Luz da Silva.

De acordo com o diretor Executivo, o administrador Hospitalar, Giovani Merenda, após os levantamento sobre os setores e serviços, todas as manifestações dos usuários são encaminhadas às respectivas coordenações, lideranças e diretorias responsáveis, para conhecimento, avaliação, parecer de providências e respostas ao usuário.

“O HJB busca proporcionar um atendimento humanizado de acordo com o que é preconizado pelo SUS e pela instituição, e Serviço de Atendimento ao Usuário nos permite acompanhar o desempenho das áreas assistenciais e de apoio, mantendo o atendimento focado na garantia dos serviços de saúde e na satisfação integral do nosso usuário, atendendo as expectativas com qualidade nos serviços ofertados no HJB. Estamos muito felizes com o trabalho da nossa equipe do HJB. Todos estão de parabéns por se dedicarem dia após dia ao melhor atendimento para os nossos usuários. Os índices de satisfação dos três últimos meses, demonstra isso”, enfatiza o diretor.

Serviço

O Hospital Jean Bitar integra a rede pública de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade é referência estadual em procedimentos gastrointestinais; no tratamento de doenças como obesidade, diabetes, com destaque para a realização de cirurgias bariátricas; no atendimento a usuários transgêneros e na realização de cirurgias otorrinolaringológicas.

O HJB fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro Umarizal, em Belém. A unidade é referência estadual em procedimentos gastrointestinais; no tratamento de doenças como obesidade, diabetes, com destaque para a realização de cirurgias bariátricas; no atendimento a usuários transgêneros e na realização de cirurgias otorrinolaringológicas.