Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INICIATIVA

Seaster participa de ação conjunta em alusão ao "Maio Laranja"

Mês reforça iniciativas de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em todo o país. Em parceria com instituições paraenses, Secretaria ofertou serviços.

Por Camila Santos (SEASTER)
10/05/2023 08h50

Em alusão ao "Maio Laranja", mês de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) participou na última terça-feira (09) de uma ação conjunta, realizada no Lar Fabiano de Cristo, em Belém, que disponibilizou uma série de serviços para a população atendida no espaço, como a emissão da 2ª via de certidão de nascimento, de certidão de óbito e de RG. 

A Secretaria atua por meio do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (CEEVSCA) e se integra a diversas atividades ao longo do mês de maio.

Dilena da Paixão é usuária do espaço e moradora do bairro do Guamá. Ela conta que a iniciativa contribuiu no custeio da emissão de documentos que, na maioria das vezes, se torna inviável para quem possui baixa renda.

“Eu gostei muito do atendimento que recebi. Todos foram muito atenciosos e me passaram as informações corretas. É muito importante este serviço pois, às vezes, a pessoa não possui dinheiro para a emissão de uma segunda via. Então, poder realizá-lo sem pagar nada é muito bom e necessário”, frisou. 

Campanha - A campanha "Maio Laranja" surge para reforçar as ações de combate e conscientização sobre a questão, além de trazer informações e provocar um alerta em situações de abuso e exploração, contra o público mais vulnerável.

“A ação de hoje foi promovida pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, em que o Lar Fabiano compõe a coordenação colegiada junto à Seaster. É uma ação pensada em alusão ao dia 18 de maio, que está próximo. Não é um dia de comemoração, mas sim, de luta pela defesa de nossas crianças e adolescentes. Para isso, nós realizamos várias atividades em parceria com outros órgãos. O comitê elencou durante todo o mês de maio a realização das ações em torno da data, e sempre convidamos parceiros para se unir à causa”, comentou Elisângela Neves, supervisora do Lar Fabiano de Cristo.

O evento faz parte de uma agenda de compromisso adotada pelo Comitê Estadual e se alinha à campanha nacional "Faça Bonito" .

“Estamos em um mês que faz alusão ao combate à violência sexual. Esquecer o que fizeram com a menina Araceli é permitir que estas situações continuem destruindo a vida e os sonhos de tantas crianças e adolescentes, por isso, o nosso dever é alertar, esclarecer, mobilizar toda a sociedade. Assim, durante o mês de maio, vários órgãos e entidades realizarão ações integradas e ofertarão serviços enquanto se faz a conscientização do público sobre esse fenômeno”, explicou a técnica da Coordenadoria de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Seaster, Helena Xavier. 

Ainda estiveram presentes representantes dos órgãos Segup, Fundação ParaPaz, Polícia Civil, Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).

Sobre o Lar - O Lar Fabiano de Cristo é uma entidade a nível nacional. Há 43 unidades no Brasil e no Pará há somente esta. O Lar atua dentro da política de assistência social com o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos na proteção social básica. Atualmente, 100 famílias são acompanhadas pelo espaço, em um universo de cerca de 175 crianças, adolescentes e (ou) idosos, distribuídos em atividades do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Estão localizamos no bairro do Guamá há mais de 50 anos, acompanhando e contribuindo com as famílias e com a comunidade.