Semas e Bombeiros planejam cooperação na prevenção e combate aos incêndios florestais
A cooperação, no âmbito do Programa "Regulariza Pará", está em fase de planejamento e iniciará o desenvolvimento de ações nas regiões sul e sudeste do Pará
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) começaram a estruturar uma parceria para atuação integrada na prevenção e combate aos incêndios florestais no estado. A cooperação, em âmbito do Programa "Regulariza Pará", está em fase de planejamento e iniciará o desenvolvimento de ações nas regiões sul e sudeste do estado do Pará.
O início do período anual de estiagem com menor incidência de chuvas na região Norte facilita a propagação do fogo e a ocorrência de queimadas, que geram danos aos ecossistemas, com impactos à vegetação, fauna, aos serviços ambientais e à saúde humana.
Os riscos preocupam as autoridades, que já preparam ações preventivas. Durante reunião realizada na Semas, em Belém, a Semas e o Corpo de Bombeiros começaram a traçar as ações principais do futuro acordo de colaboração que prevê o fornecimento por parte da Secretaria de insumos geoespaciais das bases territoriais do Estado sobre focos de incêndio e a capacitação dos Bombeiros no uso destes insumos e ferramentas ambientais.
A Semas também vai articular com prefeituras, por meio de suas Secretarias Municipais de Meio Ambiente, a formação de equipes de brigadistas para atuar no combate aos focos de incêndio florestal.
A qualificação dos brigadistas em temas como educação ambiental, instrumentos de regularização ambiental, conservação das áreas protegidas dos imóveis rurais (áreas de preservação permanente, de reserva legal e de uso restrito) também será realizada pela Secretaria.
"A importância do diálogo da Semas com o Corpo de Bombeiros envolve, sobretudo, a questão dos incêndios florestais e ações de cunho preventivo. A reunião foi um alinhamento inicial sobre as ações de cooperação e possibilidades de fortalecimento institucional dentro das competências dos órgãos. Estamos preocupados com o desmatamento causado pelos incêndios florestais nas áreas rurais, o que tendencialmente é acentuado nos próximos meses", diz o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos.
"A Semas poderá compartilhar insumos territoriais para qualificar a ação do Corpo de Bombeiros, inicialmente nas regiões sul e sudeste do estado. A perspectiva do trabalho é a formação de brigadistas, pois pretendemos estabelecer uma cooperação com os municípios e outras organizações sociais locais para somarmos esforços para reduzir o desmatamento originado a partir do fogo. Assim, a presença de profissionais qualificados capazes de atuar nos focos de incêndios é de suma importância, pois atuarão na prevenção e combate aos incêndios florestais, no monitoramento de áreas queimadas e na própria gestão da brigada florestal”, complementa Rodolpho Zahluth Bastos.
O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), coronel Jayme de Aviz Benjó, ressaltou a importância da cooperação entre instituições visando objetivos maiores que a preservação ambiental.
"Com essa parceria com a Semas, o Corpo de Bombeiros poderá potencializar tanto a sua capacidade de resposta quanto o trabalho na prevenção a incêndios florestais. A cooperação será de fundamental importância para viabilizar a possibilidade de potencializarmos o enfrentamento aos focos de incêndio, especialmente nas regiões sul e sudeste, onde os indicadores são bem desfavoráveis. E o envolvimento com o poder público local, com os municípios, com as comunidades e com os sindicatos rurais fortalece esta política de meio ambiente e sustentabilidade no estado".
Durante a reunião foi deliberado um cronograma para a implementação da parceria, que prevê entre outras ações, a realização de um seminário da Semas na sede do Corpo de Bombeiros no próximo dia 30. Na ocasião, a Secretaria pretende realizar um intercâmbio de informações ambientais sobre análise e uso de ferramentas de georreferenciamento, bem como discutir projetos em curso que podem apoiar a estruturação dos órgãos com recursos materiais necessários às brigadas de combate ao incêndio.
"Vamos fazer um seminário exclusivo para os Bombeiros no dia 30 de maio, para dialogar as ações conjuntas entre a agenda de regularidade ambiental, prevenção dos incêndios florestais e as diretrizes do uso do fogo, que são temas centrais do Código Florestal Brasileiro as queimadas trazem consequências diretas à regularidade ambiental dos imóveis rurais e acentuam o desmatamento. E vamos contribuir compartilhando insumos geoambientais, com a capacitação dos técnicos dos Bombeiros", explica o secretário adjunto.
"Esta capacitação por parte da Semas será direcionada para nossos militares que atuam no enfrentamento aos focos de incêndio, para que possamos ter acesso a algumas das tecnologias de georreferenciamento, de monitoramento, que a Semas vai disponibilizar para qualificar o trabalho de combate ao fogo", reforça o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, que também comentou a respeito da formação de brigadistas.
"Este perfil do brigadista é de agentes locais com apoio do município, podendo compor, inclusive, nesta relação público privada, funcionários de fazendas que poderão participar das capacitações, para que a gente possa ter um contingente envolvendo agentes locais e apoio dos proprietários rurais. E quem ganha é o combate ao desmatamento a partir da execução da política de meio ambiente e sustentabilidade do estado", finalizou.