Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Clínicas Gaspar Vianna orienta sobre hipertensão arterial

Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Hipertensão apontam que cerca de 30% dos brasileiros possuem hipertensão arterial. Destes, metade ainda não sabe que possui a doença ou não a controla adequadamente.

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
09/05/2023 09h36

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHG (ou 14 por 9). Para o diagnóstico preciso da doença, é fundamental aferir a pressão regularmente.

Segundo dados informados pela Sociedade Brasileira de Hipertensão, cerca de 30% dos brasileiros possuem hipertensão arterial. Destes, metade ainda não sabe que tem a doença ou não faz o controle de forma adequada. 

De acordo com médico cardiologista Rodrigo Souza, atuante na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), localizada em Belém, “a pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. Além disso, a doença é um dos fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC), infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca”, afirmou.

Em muitos casos, os sintomas relacionados à hipertensão não aparecem no início da doença. “Por isso, o diagnóstico pode ser demorado, já que os sintomas costumam aparecer somente quando a pressão está muito elevada. Assim, é comum o aparecimento de sintomas como dores de cabeça, sensação de vista escura e tontura e que podem estar relacionados ao aumento da pressão arterial, devendo ser avaliado como uma causa ou consequência”, explicou o cardiologista. 

Tratamento - A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. “O tratamento leva em consideração medidas farmacológicas e não farmacológicas, ou seja, aquelas que não envolvem medicamentos, com mudanças no estilo de vida, passar a fazer uma atividade física durante 30 minutos por dia, passar a ter uma alimentação balanceada, com diminuição de sal, gordura e frituras, além de um controle maior do peso”, ponderou Rodrigo Souza. 

“A forma de prevenção é controlar os fatores de risco, como excesso de peso, sedentarismo, abandonar o cigarro, controlar o colesterol e triglicerídeos. É fundamental estar com os exames em dia”, finalizou o profissional.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo programa Farmácia Popular. Para retirar os remédios, basta apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade, que são 120 dias. A receita pode ser emitida tanto por um profissional do SUS quanto por um médico que atende em hospitais ou clínicas privadas. 

Serviço: O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, unidade de saúde do Governo do Pará, é referência nas especialidades médicas cardiologia, psiquiatria e nefrologia. A unidade está localizada na Travessa Alferes Costa, nº 2000, bairro da Pedreira, em Belém.