Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NORDESTE DO PARÁ

Etapa regional dos Jeps consagra estudantes de Vigia, Augusto Corrêa e Benevides

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/05/2018 00h00

As escolas estaduais dos municípios de Vigia, Augusto Corrêa e Benevides venceram a primeira regional dos Jogos Estudantis Paraenses (Jeps), que chegou ao fim neste sábado, 5, em Vigia de Nazaré, no nordeste paraense, após cinco dias de competição. 

As vagas no Handebol Masculino e Feminino B (atletas de 15 a 17 anos) ficaram com as escolas de Vigia: Escola Técnica de Vigia (EETEPA) e Escola Estadual Bertoldo Nunes, respectivamente. Também no Handebol Feminino, categoria A (12 a 14 anos), a vitória foi da Escola Barão do Guajará, de Vigia.

Os Jeps ocorrem há 60 anos por iniciativa do Governo do Estado por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com apoio das prefeituras municipais. 

A prefeita de Vigia, Camille Vasconcelos, participou da cerimônia de encerramento dos jogos. Ela enfatizou que sediar o evento é investir “na juventude que precisa de atividades para que se tornem cidadãos conscientes do papel de protagonistas de suas ações, pois serão as futuras gerações deste País”.

A atleta Maria Clara Souza, 17 anos, da equipe de Handebol da Escola Bertoldo Nunes, depois de quatro anos na competição, se despede da competição com participação nos Jeps Estadual. “É uma experiência que aconselho a todo jovem ter. Conhecemos novos lugares durante as viagens para competir, fazemos novos amigos. O mundo dos esportes é muito saudável para nós jovens e o momento das competições é um ambiente muito bom de frequentar”, destacou.

Para Lucas Santos, 15 anos, artilheiro do time de Handebol de Vigia, ainda haverá mais dois anos de competição e muito aprendizado. “Ir para a fase estadual também é uma forma de aprender mais sobre o esporte que prático, então vou tirar o máximo proveito da experiência”, disse o adolescente que faz curso Técnico de Meio Ambiente na EETEPA.

Vigia fez questão de promover uma festa acolhedora tanto para receber os competidores como para se despedir deles. O fogo olímpico foi novamente aceso e apagado no encerramento dos jogos para a tocha seguir rumo ao município, que sediará a próxima etapa regional dos jogos, Mãe do Rio, no nordeste paraense, no período de 9 a 13 de maio.

Para Jorge Paulo Silva, coordenador do Jeps Regional Vigia, a avaliação técnica da competição é muito satisfatória. “Todas as equipes classificadas, certamente, têm chances de brigar por uma vaga na etapa nacional, principalmente a equipe de Futsal Masculino B, com o time de Augusto Correa”, disse. Na fase estadual do ano passado, o Futsal de Augusto Corrêa ficou com a medalha de prata.

No Futsal Masculino Categoria A, a vaga ficou para a Escola Estadual Otávio Meira, de Benevides, que venceu a partida final dos alunos do Colégio Conexão. 

Participaram da Regional Vigia ainda os municípios de Santa Izabel do Pará e São Caetano de Odivelas.