Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Sespa promove 'Maio Amarelo' de orientação da população sobre cuidados no trânsito

Programação seguirá a partir das 8h, deste sábado (6), no Ver-o-Peso, com a oferta de serviços de saúde entre exames e consultas nutricionais

Por Caroliny Pinho (SESPA)
05/05/2023 16h39

O mês de maio será dedicado a conscientização da população sobre quais os cuidados necessários no trânsito para evitar acidentes. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) realizou na manhã dessa sexta-feira (5) o Seminário de abertura do “Maio Amarelo” que este ano traz o tema “No trânsito, escolha a vida”. 

Para a mesa de abertura estiveram presentes a Diretora da Vigilância Epidemiológica (DEPI), Daniele Nunes, a Diretora de Atenção Primária à Saúde, Laena Costa dos Reis, a Diretora de Vigilância em Saúde, Alessandra Quinto Bentes, o Secretário Executivo do Cetran-PA, Coronel Erick Alexandre Martins Miranda, a Coordenadora de Saúde no Trânsito pela Sesma, Elisa Paixão, o Secretário Adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz e o Secretário de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho. 

No evento, o secretário da Sespa destacou como os acidentes impactam a saúde pública no Estado. “A maioria dos acidentes de trânsito acontece devido à quebra de protocolos, ou seja, o não cumprimento das leis assim como a falta de educação e não conscientização sobre o trânsito seguro. Há leis e regras que estabelecem que todos, sem exceção, fazem parte do conjunto do trânsito então todos que fazem parte desse contexto têm que ter respeito. Todos nós precisamos compreender a importância de respeitar as leis de trânsito e evitar que ainda mais acidentes aconteçam, pois essa é também uma questão de saúde pública que demanda demais o sistema de saúde especialmente na área da ortopedia, mas que poderia ser prevenido a partir da nossa própria educação”, disse Rômulo Rodovalho. 

“O maio amarelo é um movimento que junta vários segmentos sociais em que nós buscamos chamar a atenção da sociedade sobre os casos de violência no trânsito que precisam diminuir para preservar a vida. Há muitos acidentes provocados por atitudes comuns como a falta do uso de cinto de segurança, ultrapassagens perigosas, condução sob uso de bebidas ou outras drogas que são condutas muito perigosas e colocam a vida de todos nós em risco”, disse Ângela Maia, enfermeira e coordenadora da campanha Maio Amarelo. 

A programação, que acontecerá até o final desta tarde, trouxe palestras sobre saúde e segurança no trânsito, além de falas sobre o papel da família, escola e sociedade no combate aos acidentes que vão desde dirigir alcoolizados até atravessar fora da faixa ou, ainda, as pequenas negligências cometidas por motoristas nas ruas. Para grandes cidades, como é o caso de Belém, ainda há muitos desafios para o trânsito. “O trânsito de Belém deveria servir de exemplo para outras cidades, mas na prática ainda não é o que acontece. O condutor do veículo, assim como o pedestre e os órgãos de trânsito, precisa trabalhar para que os problemas de trânsito possam ser resolvidos, pois esse é um compromisso de todos”, disse o Secretário Executivo do Cetran-PA, coronel Erick Alexandre Martins Miranda. 

A programação do “Maio Amarelo” acontecerá, neste sábado (6), no Ver-o-Peso, com a oferta de serviços de saúde entre exames e consultas nutricionais, além de orientações sobre trânsito seguro. A ação começa às 8h.