Poli Lago de Tucuruí recebe agentes de trânsito para conscientizar usuários sobre responsabilidades viárias
Programação alusiva ao Maio Amarelo visa conscientizar sobre as leis de trânsito
Atos do cotidiano que parecem simples, como o uso do cinto de segurança no carro ou do capacete ao pilotar uma motocicleta, podem evitar danos físicos, materiais e, sobretudo, salvar vidas. Como forma de conscientizar pacientes, acompanhantes e colaboradores quanto às leis de trânsito, nesta quarta-feira (3), a Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste do Estado, contou com uma programação especial de orientações e alertas à segurança viária.
A iniciativa é alusiva ao Maio Amarelo, campanha nacional de conscientização no trânsito, que este ano completa 10 anos e tem como tema: "No trânsito, escolha a vida". A programação contou com uma equipe de agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), que atua na região.
Participação
Ao esperar por uma consulta com o cardiologista, a professora Gabriele Souza, de 32 anos, teve a oportunidade de participar da ação. “Foi gratificante pois ao subir para a sala de espera, pude assistir a uma palestra sobre a conscientização na redução de acidentes de trânsito. Os agentes do município nos alertaram sobre os cuidados que devemos ter. Alertaram sobre os perigos da negligência no trânsito. Foi uma ótima experiência pois além da consulta, pude aprender mais”, parabenizou.
Além da campanha, a paciente também comentou sobre a assistência que recebeu na Poli Lago de Tucuruí. “Achei a unidade muito bem estruturada, os colaboradores são muito prestativos, atenciosos e se preocupam com o contexto geral”, concluiu Gabriele.
Palestra - Entre os alertas, os agentes enfatizaram que a principal conscientização é de que no trânsito, a escolha sempre precisa ser a vida. E, para isso, é importante ter a observância dos fatores de risco, como respeitar o uso dos equipamentos e seguir às leis, como não dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas. Dessa forma, é possível diminuir os índices de morte e acidentalidade nas vias.
“A equipe de educação da autarquia realizou uma palestra sobre o movimento. Interagimos com os usuários, os conscientizamos sobre a importância do uso de equipamentos de segurança para a proteção da vida e do respeito às leis de trânsito”, observou Patrícia Ferraz, coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito.
Iniciativa - Além de prestar à população dos municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí, um atendimento com mais de 36 especialidades médicas e não médicas, a Poli Lago de Tucuruí se engaja em levar aos seus usuários serviços com impactos sociais.
“As campanhas relacionadas à saúde, assim como a prevenção de doenças e, também, as com temas sociais, fazem parte de nosso cronograma de ações e projetos. É importante deixar aos nossos usuários alertas, incentivos, esclarecer dúvidas com especialistas e, dessa maneira, minimizar situações que afetam o sistema de saúde pública, como, neste caso, o trânsito, onde, muitas pessoas perdem a vida, ou são submetidas a meses e anos de tratamentos médicos/hospitalar”, destacou a diretora Executiva da Poli, Louhanna Silva.
Serviço: A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade totalmente pública, com todos os atendimentos sem nenhum custo aos usuários. Está localizada na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica. A Poli é administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Sespa.
Texto da Ascom Poli Lago de Tucuruí