Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Jean Bitar reúne especialistas em I Jornada Multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica

Evento mobiliza profissionais do Brasil, com formações diversas, e aborda temas como os avanços tecnológicos, o pré-operatório e cirurgias

Por Vera Hojas (HJB)
04/05/2023 12h44

Profissionais da equipe multidisciplinar do Hospital Jean Bitar (HJB), envolvida no atendimento a pacientes bariátricos, juntamente com acadêmicos e médicos renomados no país na área de atuação da cirurgia bariátrica, se reúnem em Belém, para aperfeiçoar conhecimentos, discutir casos clínicos, trocar experiências e compartilhar informações sobre avanços tecnológicos, que envolvem o pré-operatório, o procedimento cirúrgico propriamente dito, e o pós-operatório do paciente bariátrico, na 1° Jornada Multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica do Hospital Jean Bitar.  

O evento, que teve a sua abertura nessa quarta-feira, 3, se estende até amanhã, 5, pretende contribuir com a capacitação de cirurgiões e com o melhor desenvolvimento desses profissionais no estado de  Pará. 

Em uma das palestras da abertura do evento, que teve como tema "A história da cirurgia bariátrica no SUS", o doutor Luiz Cláudio Chaves, vanguardista na realização de cirurgias bariátricas, que fez o primeiro procedimento há 23 anos, e continua atuando na área, diariamente, explanou sobre a história da cirurgia bariátrica no SUS, como tudo começou no Brasil e no Pará.

"Belém é uma cidade que faz cirurgia bariátrica desde 2000. Hoje tem 96 centros de cirurgia bariátrica no país, e em 4 estados da região Norte, não é possível acessar o serviço, por não existir. No Pará, fazemos cirurgias bariátricas há 23 anos. Começamos no Hospital Ophir Loyola, e demos continuidade no Hospital Jean Bitar", afirmou o o cirurgião bariátrico.

Diretor executivo do HJB, Giovani Merenda, destacou números de cirurgias bariátricas, a importância do serviço para o usuário do SUS e a relevância do Hospital no cenário nacionalEle acrescentou que, "o Pará se destaca, pois de todos os centros originais, nunca parou de fazer cirurgias bariátricas. A grande novidade, a cereja do bolo, foi a visão que o governo atual teve, com o Programa Obesidade Zero, que oportuniza grande acessibilidade do obeso ao serviço de cirurgia bariátrica. No Sistema SUS há dificuldades, mas o acesso que os candidatos têm ao cadastro aqui, que pode ser feito de qualquer um dos 144 municípios paraenses, é uma coisa inédita no país". 

Para o cirurgião bariátrico, coordenador da equipe de cirurgia bariátrica do Hospital Jean Bitar, Carlos Armando Ribeiro dos Santos, o primeiro dia do evento, ultrapassou as suas expectativas. 

"O primeiro dia da 1ª Multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica do Hospital Jean Bitar foi melhor que o esperado. Vimos os números do Programa Obesidade Zero, quebramos paradigmas e mostramos que a cirurgia bariátrica é segura. Tivemos uma aula sobre a história da cirurgia bariátrica e tivemos um passeio da jornada do paciente em seu preparo para o procedimento cirúrgico."

Palestrantes do primeiro dia do evento. Todas atuam na equipe multidisciplinar da cirurgia bariátrica.De acordo com informações do diretor Executivo do Hospital Jean Bitar, Giovani Merenda, que abriu o evento explanando sobre os números do procedimentos, o Pará vem se destacando entre os estados que mais operam cirurgias bariátricas pelo SUS no País. Atualmente, a equipe multidisciplinar do HJB é responsável, entre outras, pela realização de 50 cirurgias bariátricas mensais no HJB, unidade hospitalar referência no tratamento e cirurgias da obesidade para todo o estado do PA.

"De setembro de 2021 a fevereiro de 2023, realizamos 675 cirurgias, com média de óbito 0%. Isso tudo nos fortalece para continuarmos cada vez mais sendo uma Unidade SUS que trabalha em prol da construção de um serviço cada vez mais resolutivo, buscando sempre a qualidade em seus resultados, colocando o Estado do Pará como referência no norte do país com um serviço tão relevante à saúde pública", assegura o gestor.

O secretário de Saúde Pública do Pará, Rômulo Rodovalho Gomes, destacou o trabalho realizado, por meio da equipe multidisciplinar do Hospital Jean Bitar.

"Este trabalho apresentado aqui em números pelo diretor Executivo Giovani Merenda, é resultado de várias mãos, pensado por diversas pessoas, que mostram que é possível sim, fazer saúde pública de qualidade, dentro do Sistema Único de Saúde. E é importante destacar, que a equipe multidisciplinar do Jean Bitar conseguiu fazer tantas cirurgias por meio do Programa Obesidade Zero, em plena pandemia, mas com resultados magníficos. Pelas estatísticas do SUS, certamente seremos o primeiro colocado na realização de cirurgias bariátricas no país", ressaltou o secretário.

Texto de Joelza Silva