Na UsiPaz Cabanagem, 120 alunos concluem cursos de capacitação da Fundação ParáPaz
Jovens tiveram acesso aos cursos "Formação de Liderança para a Juventude” e “Geração Digital". Com formação, estudantes ganham novas oportunidades de carreira.
“Nunca havia conseguido vencer o medo e a vergonha de apresentar trabalho na frente da turma e desde o primeiro dia de aula, o professor me incentivou. Estar aqui, hoje, na frente de todos vocês, está sendo bastante desafiador, mas é o incentivo que preciso pra conquistar não apenas novos caminhos, mas explorar novas possibilidades”, discursou Itaiara Maia, aluna do curso de “Formação de Liderança para a Juventude”, enquanto agradecia em nome da turma, de cima do palco.
Ao total, 120 alunos receberam certificados na UsiPaz Cabanagem, sendo 72 no curso de “Formação de Liderança para a Juventude” e 48 no “Geração Digital”, executados pela Fundação ParáPaz nas UsiPaz da Região Metropolitana de Belém e interiores. Os dois têm como objetivo preparar jovens para atuação no mercado de trabalho e abordar temáticas atuais, tanto na prática quanto na teoria, para que eles possam estar aptos e capacitados à vida profissional.
Para a coordenadora geral da Fundação ParáPaz nas Usinas, Rita Melo, a confiança e participação dos pais fazem a diferença nessa caminhada. “Aqui, a gente planta uma semente e consegue germinar, pois temos o apoio da família, que é fundamental. Também fazemos parte do orgulho dos pais porque criamos oportunidade para, então, as portas se abrirem”, disse.
Emocionado, o professor Anderson Cavalcante relembrou o dia em que faltou luz e mesmo assim, os alunos permaneceram em sala usando as lanternas dos celulares. Ele ressaltou que além de se tornar muitas vezes ouvinte de alguns, preocupa-se em como eles absorverão os conteúdos para a vida, por isso, procura tornar a sala de aula um ambiente agradável e acolhedor.
“Estou em sala transformando vidas neste projeto que integra a juventude e que a enxerga como uma fase complexa que precisa de cuidados, de oportunidades. É muito gratificante participar desse momento e colaborar para a formação profissional de cada um”, afirmou.
Letícia Castro, que cursou “Geração Digital”, também agradeceu pelo empenho e dedicação do professor de informática, Ildiciano Oliveira. “No início, tínhamos medo de responder errado, de passar vergonha e aos poucos, o professor foi nos ensinando que o local onde acertamos e erramos é dentro de sala de aula, então, estar aqui é a prova de dever cumprido, de que deu tudo certo”, declarou Letícia, que já está estagiando na biblioteca da Usina através de outro projeto da ParáPaz, o “Agentes da Paz”.
Participaram da cerimônia a secretária-adjunta da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Alessandra Amaral; a diretora da UsiPaz Cabanagem, Ivanilda Vieira; o diretor de Ações Estratégicas da Fundação ParáPaz, Sidney Gouvêa; a coordenadora da ParáPaz na Cabanagem, Jucileide Seabra; e Maurício Fontes, representando a Fundação Ulysses Guimarães.
Capacitação - O “Geração Digital” oportuniza aos jovens terem acesso às ferramentas digitais e às vantagens que a tecnologia proporciona, abrindo uma variedade de opções para o desempenho profissional. As aulas são realizadas em salas de informática, com um computador por aluno.
Já o “Formação de Liderança para a Juventude” contribui para o fortalecimento comunitário e o protagonismo juvenil, além de possibilitar a capacitação para o mercado de trabalho através de palestras direcionadas à construção da cidadania e à formação profissional, e conta até com simulação de entrevista de emprego.