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Passarelas instaladas pelo NGTM garantirão mais segurança aos pedestres na BR-316

Órgão instalou a passarela número 7 na rodovia BR-316. No total, via pública ganhará 13 estruturas para travessia de pedestres. 

Por Thais Rezende (NGTM)
02/05/2023 12h48

O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) realizou na última semana a montagem da passarela 7, localizada no km 5 da rodovia BR-316, em Ananindeua, na região metropolitana de Belém. Esta foi a segunda, de um total de 13 passarelas do projeto de reestruturação da rodovia, a ser implantada pelo órgão, que avança com as obras na BR-316. 

“As passarelas vão proporcionar maior segurança aos pedestres e melhor condição de tráfego aos condutores de veículos. Além da travessia de um lado a outro da BR-316, elas dão acesso às estações do BRT, no canteiro central da via. Na medida em que as passarelas forem ficando prontas, a travessia já será liberada para uso dos transeuntes da BR-316”, explica o diretor geral do NGTM, o engenheiro Eduardo Ribeiro.  

Uma operação integrada de equipes do NGTM, consórcio construtor, a gerenciadora da obra e o Departamento de Trânsito (Detran-PA) ocorreu para que fosse realizado o içamento da estrutura de travessia da passarela, que já estava com as bases implantadas às margens da rodovia. Para que o serviço fosse realizado, foi necessário fazer um desvio temporário de trânsito, que durou somente os dois dias de trabalhos.

“Vamos ter operações semelhantes a essa que serão realizadas ao longo deste ano. Todas serão realizadas no período noturno para minimizar os impactos no trânsito”, afirma o engenheiro Alberto Matta, diretor de obras do NGTM.   

Passarelas na BR-316 - O NGTM vai implantar 13 passarelas ao longo dos primeiros 10 quilômetros de rodovia – trecho gerenciado pelo Estado, que vai desde o Entroncamento até Marituba. Com 52 metros de extensão e uma distância de 600 a 700 metros entre elas, as passarelas terão uma estrutura metálica e piso em “steel deck”, uma laje mista de forma metálica com concreto armado. 

As passarelas contarão com escadas para pedestres e também com três rampas de acesso, sendo duas delas instaladas nas laterais da pista, e uma terceira conectada às estações de passageiros, no corredor central do BRT.

De acordo com o NGTM, a ideia das rampas é facilitar e ampliar as condições de mobilidade e acesso, tanto para pessoas com deficiência quanto para ciclistas, que poderão trafegar em segurança para qualquer um dos lados da rodovia, e para as estações do BRT Metropolitano, que só poderão ser acessadas por meio das passarelas.