Casa das Artes apresenta "Só Um Solo" no Projeto Ciclo de Desmontagem
Espetáculo é interpretado e criado por Waldete Brito. Apresentação será realizada na próxima sexta-feira (05), com entrada gratuita.
A Casa das Artes, ligada à Fundação Cultural do Pará (FCP), apresenta na próxima sexta-feira (05) mais uma etapa do Projeto Ciclo de Desmontagem, dessa vez, com o espetáculo de dança "Só Um Solo", interpretado e criado por Waldete Brito, com direção teatral de Marcelo Vilela e direção coreográfica de Eni Corrêa.
A exibição representa uma contribuição à cultura paraense, não apenas pela sua qualidade artística, mas também por ser fruto de um projeto da Casa das Artes, que tem como objetivo fomentar a produção cultural no estado do Pará. A obra é uma oportunidade de experimentar a dança contemporânea e a poesia ontológica da artista.
Segundo Brito, "Só Um Solo" é uma imersão em uma bricolagem coreográfica determinada, indeterminada e aberta a soluções pessoais de uma poética orgânica e ontológica. A obra é uma mutação de sentimentos e lembranças dos vários retalhos das mulheres que habitam Waldete Brito, desenhando o caminho para escavar os substratos que estão ao alcance de suas mãos para dar vida à obra. Durante o espetáculo, a improvisação, o acaso e o desequilíbrio se entrelaçam, gerando outras inquietações, medos e esperas sem fim. No tempo-espaço ficam os rastros da artista-pesquisadora que, talvez, narra a si mesma.
O espetáculo conta com a participação de Roberta Castro, responsável pela fotografia e filmagem, Raquel Castro, assessora de comunicação, Marcelo Vilela, responsável pela iluminação e cenografia, Eni Corrêa e Waldete Brito, responsáveis pela pesquisa musical, Lucas Belo e Lauro Sousa, responsáveis pelo figurino, e a produção da Cia. Experimental de Dança Waldete Brito.
Perfil - Waldete Brito atua como bailarina, coreógrafa e professora da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA), da Universidade Federal do Pará, nos cursos Técnicos de Dança e de Licenciatura Plena em Dança. Em 1998, fundou a Cia Experimental de Dança Waldete Brito, com a qual venceu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna em 2006 e 2007, em que já foram contemplados com Bolsa de Pesquisa e Experimentação Artística, pelo Instituto de Artes do Pará (antiga Casa das Artes), em 2005, com a proposta cênica “Por onde se vê”. Prêmio de Dança Secult, Rumos Dança Itaú Cultural -SP em 2001.
Projeto Ciclo de Desmontagem em Artes Cênicas - A Fundação Cultural do Pará realiza, todas as sextas-feiras de maio, a partir das 19h, o Projeto Ciclo de Desmontagem, uma oportunidade de rever ou assistir a performances, números artísticos ou cenas de espetáculos de teatro, dança e circo, acompanhados pelas explicações dos artistas sobre a lógica de funcionamento do trabalho. As apresentações serão realizadas na Sala de Dança Augusto Rodrigues, na Casa das Artes, com entrada franca.
Segundo Ysmaille Ferreira, técnico em gestão cultural e coordenador do projeto, essa é uma oportunidade para que artistas e público possam conversar livremente sobre o processo criativo da obra.
“A desmontagem é uma prática que surgiu com os grupos de teatro latino-americanos, com o desejo político e estético de democratizar a produção cênica. O testemunho do artista ao olhar para o que foi feito acaba se constituindo como outra dramaturgia que investiga os rastros criativos. A desmontagem é um desfazer no qual se faz um documento poético de memória”, explica o técnico. Com apresentações de diferentes áreas da arte, o evento promete ser uma experiência enriquecedora para os amantes da cultura e das artes cênicas.
Danilo Bracchi, coordenador de artes cênicas da casa das artes, explica que o Ciclo de Desmontagem é um projeto da coordenação de artes cênicas da Casa das Artes, que busca trazer artistas consagrados para falar sobre sua trajetória por meio da desconstrução do processo criativo. O Projeto reúne 16 artistas em quatro etapas, e representa a estrutura que sustenta as reflexões do pensamento das artes cênicas da Casa das Artes ao longo de todo o ano. O projeto promete trazer discussões importantes sobre a construção social no âmbito da cultura, gênero e sociedade, trazendo reflexões e aprendizados importantes para todos os espectadores.
Texto: Helena Saria/Ascom FCP