Operação integrada de segurança garante final de semana tranquilo em Salinópolis
Órgãos de segurança e fiscalização atuam nos municípios mais procurados para que a população tenha momentos de lazer sem intercorrências
O final de semana prolongado, devido ao feriado do Dia do Trabalhador – 1º de Maio, foi considerado tranquilo no município de Salinópolis, na região Nordeste, conforme monitoramento da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que coordena a “Operação Dia do Trabalhador” nos principais balneários paraenses, que recebem um maior fluxo de pessoas nesse período. A operação da Segup, em conjunto com outros órgãos de segurança e fiscalização, começou na sexta-feira (28) e prossegue até a próxima terça-feira (02).
Nas praias, o movimento de pedestres e veículos foi intenso desde o início da manhã de sábado (29), porém se manteve sem intercorrências, com segurança para as famílias que escolheram o local para aproveitar o tempo ensolarado.Policiais continuam as ações preventivas e repressivas em Salinópolis até terça-feira
“Seguimos em mais um feriado prolongado com ações ostensivas e preventivas, para garantir a paz social e um lazer tranquilo para a população”, destacou Luciano de Oliveira, secretário adjunto Operacional da Segup.
“Salinas sempre recebe uma movimentação mais intensa em feriados como esse. Portanto, dentro do planejamento da ‘Operação Dia do Trabalhador’, os órgãos do sistema de segurança estão efetuando ações específicas para garantir fluidez no trânsito e também evitar que outros delitos ocorram. Estamos agindo preventivamente, mas a postos, caso ocorra uma necessidade”, ressaltou Luciano de Oliveira.
Policiais mantêm a ordem pública na orla de SalinasAções preventivas - Para garantir diversão sem maiores intercorrências, militares do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil distribuíram pulseiras de identificação para menores de idade com o nome da criança, do responsável e telefone de contato, tornando mais fácil localizar as crianças em caso de desaparecimento.
Os guarda-vidas também permaneceram de prontidão para atendimento durante todo o dia na faixa de areia. Na Praia do Atalaia, as bandeirolas da Segup garantem a sinalização da faixa de areia para o melhor tráfego de veículos ao longo de três quilômetros de extensão, além das rondas integradas.
Agentes do 44° Batalhão de Polícia Militar, unidade responsável pela ostensividade no município, reforçaram as ações para garantir a segurança de turistas e moradores, e assim prevenir qualquer delito.
Reforço na Delegacia - A Polícia Civil também reforçou o efetivo na unidade policial de Salinas, para agilizar o registro de ocorrências e aprimorar o atendimento. Segundo o diretor de Polícia do Interior, delegado Henison Jacob, o planejamento da Delegacia-Geral de Polícia Civil foi reforçar as ações em vários municípios, e o efetivo na Delegacia de Salinópolis, para manter a celeridade no registro e o melhor atendimento ao público.
“Estamos trabalhando desde sexta-feira com o deslocamento do efetivo para reforçar a segurança da população que veio até Salinas. Estamos realizando também fiscalização no âmbito da Lei Seca para inibir crimes no trânsito e fiscalizar estabelecimentos comerciais, para que tudo ocorra dentro da tranquilidade. Nós efetuamos uma prisão por tráfico de drogas, e seguimos atentos para qualquer anormalidade”, informou.
Produtividade - Desde a última sexta-feira (28) até este domingo (30), foram registrados 45 boletins de ocorrência, incluindo a prisão em flagrante de um homem pelo crime de tráfico de drogas no Bairro Guarani 1. O homem foi autuado em flagrante e, após procedimentos cabíveis, ficou à disposição da Justiça.
Durante as ações integradas no município também foram fiscalizados sete estabelecimentos comerciais. Destes, dois foram intimados para regularização. Houve ainda fiscalização em outros nove locais para verificação de poluição sonora.
A Operação “Dia do Trabalhador” reúne agentes do Departamento de Trânsito (Detran), polícias Militar e Civil, Grupamento Fluvial (Gflu), Corpo de Bombeiros Militar, Centro Integrado de Operações (Ciop), Polícia Científica do Pará (PCE), Guarda Municipal de Belém e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).