Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Militar realiza formatura do II Curso de Ações de Radiopatrulhamento

Participaram do curso militares do Comando de Policiamento da Capital I e II, Comando de Policiamento da Capital II e dos comandos de Policiamento Regional XI e XIII, Guarda Municipal de Ananindeua e Polícia Penal

Por Edson Costa (PM)
28/04/2023 21h31

Demonstração de técnicas repassadas a policiais militaresA Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I) e do 28º Batalhão da Polícia Militar (Batalhão Águia), concluiu na tarde desta sexta-feira (28) o II Curso de Ações de Radiopatrulhamento (II CARP). A solenidade de formatura foi realizada no auditório do Quartel do Comando-Geral (QCG) da Polícia Militar, em Belém.

A cerimônia foi presidida pelo comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, e contou com as presenças do comandante do Departamento Geral de Operações (DGO), coronel Neves; do chefe do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), coronel Tabaranã Silva; do comandante de Policiamento da Capital I (CPC I), coronel Getúlio, e do comandante de Policiamento da Capital II (CPC II), coronel Orlandino, além de outros oficiais e praças da PM e familiares dos formandos.Concluintes do curso ao lado de autoridades do Comando-Geral da PM do Pará

Militares do Comando de Policiamento da Capital I e II, Comando de Policiamento da Capital II e dos comandos de Policiamento Regional XI e XIII, além de representantes da Guarda Municipal de Ananindeua e da Polícia Penal, concluíram o II CARP. A capacitação teve carga horária de 350 horas-aulas, divididas em 17 disciplinas, palestras, viagens de estudo e estágio operacional para os estados de Alagoas e Pernambuco, com um planejamento elaborado de acordo com o plano de curso apresentado pela corporação.

Durante 45 dias, os 30 alunos concluintes - 28 policiais militares, um policial penal e um guarda municipal de Ananindeua - participaram de várias disciplinas com instruções referentes a diversos campos de atuação, como Direção Tática, Combate Veicular, Gerenciamento de Crises, Progressão em Área de Alto Risco, Procedimento Operacional Padrão de Abordagem Policial, Tiro Policial, Identificação de Fraude Veicular e Doutrina de Radiopatrulhamento. O conteúdo foi atualizado e voltado para a doutrina dos procedimentos operacionais padrão da Polícia Militar.

Material humano - O coronel Getúlio ressaltou a importância do investimento que a PM está realizando para capacitar seus agentes. "Este curso é apenas uma parte do cuidado que a PM demonstra com o seu material mais importante, o material humano. Cada capacitação realizada prepara os nossos agentes para garantir de forma técnica não apenas com a sociedade, mas também com o seu companheiro e com a sua família, pois entre as principais missões de um militar está a de voltar para seus familiares ao final de cada serviço”, explicou o oficial.

Coronel Dilson Júnior ressaltou mais investimentos em equipamentos, estrutura e capacitação da tropa“Neste momento, eu gostaria apenas de parabenizar o CPC I e o Batalhão Águia pelo ótimo trabalho que tem sido realizado nos cursos e capacitações. O bom trabalho realizado tem rendido bons frutos para as nossas políticas de segurança pública. Parabenizar todos os familiares, mães, pais, filhos, filhas, maridos e esposas pelo apoio incondicional oferecido aos militares nesse momento de ausência, e parabenizar principalmente os formandos que aproveitaram a oportunidade de se qualificar para melhor atender à sociedade. A PM vai continuar investindo em equipamentos, estrutura e na capacitação do nosso principal recurso, os nossos policiais", garantiu o coronel Dilson Júnior.