Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Agentes têm qualificação para atendimento às mulheres vitimas de violência doméstica

Ação no Baixo Tocantins estabelece um protocolo para o alinhamento dos procedimentos a serem adotados, de forma integrada e humanizada

Por Walena Lopes (SEGUP)
28/04/2023 16h23

Mais de 100 agentes de segurança pública e servidores da rede de atendimento estão sendo capacitados na região do Baixo Tocantins por meio de ações de prevenção social desenvolvidas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). O objetivo é qualificar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica por meio do Programa Pró-Mulher Pará.

“A Diretoria de Prevenção Social da Segup vem desenvolvendo ações no interior do estado, para levar capacitação e qualificação, especialmente, aos policiais recém formados nas suas corporações, tanto das policiais civil e militar, assim como, agentes do Corpo de Bombeiros e demais órgãos de segurança para promover uma qualidade, ainda maior, no atendimento às vítimas mulheres, assim como, nos demais grupos vulneráveis, com a finalidade de especializar esses agentes para melhor atender às demandas relacionadas à esses grupos”. afirmou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
 
No total 115 agentes de segurança pública e da rede de atendimento foram capacitados, nos municípios de Abaetetuba e Barcarena. Durante as capacitações está sendo estabelecido um protocolo de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, com foco no alinhamento de ações que serão executadas, de forma integrada, pautado em um maior acolhimento e humanização das vítimas. As capacitações seguem para outros municípios do estado com planejamento de qualificação até junho deste ano.

“Um dos nossos maiores objetivos nessas capacitações é de aproximar os agentes de segurança às vítimas, visando reduzir a vitimização de mulheres durante as ocorrências policiais, fazendo com que elas se sintam acolhidas e com confiança para denunciarem seus agressores. Nossas equipes estão reforçando a importância dos canais de denúncia e a utilização do programa Pró-Mulher Pará, como ferramenta primordial para o atendimentos específico dessas mulheres, através de viaturas exclusivas, além da atuação preventiva nos casos onde a mulher aciona o sistema várias vezes solicitando ajuda de emergÊncia”, pontuou o coordenador de Política de Prevenção da Segup, Ten. Cel. Celton de Jesus.
 
Pró-Mulher Pará - A ferramenta funciona a partir de denúncias feitas para o canal de urgência e emergência da segurança pública, o 190 do Centro Integrado de Operações (Ciop), da Segup. No atendimento a situações que envolvam violência contra a mulher, onde são deslocados o patrulhamento especializado, a fim de atender a ocorrência de imediato.