Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa promove evento sobre segurança do paciente em ambientes hospitalares

Palestras seguem na tarde desta sexta-feira (28) sobre os cuidados nos serviços de hemodiálise, e na assistência a usuários com hepatites

Por Caroliny Pinho (SESPA)
28/04/2023 13h56

Esse mês são celebrados os dez anos da Portaria n° 529/2013 que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde, por isso a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) realizou na manhã desta sexta-feira o evento “Abril pela segurança do paciente do Estado do Pará: 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente”. O evento, que também acontecerá durante a tarde, é voltado a especialistas da área, representantes das unidades hospitalares de toda a rede estadual de saúde e estudantes e está buscando discutir, com base na portaria do MS, como prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde. 

“Com a realização de um evento como esse, nós mostramos a importância de dar notoriedade e debate-lo dentro e fora das unidades hospitalares, pois a politica de segurança do paciente não tem que estar presente apenas nos protocolos, mas também deve estar na cultura de atuação dos nossos profissionais de saúde ao realizar, por exemplo, a notificação correta de um evento adverso e a partir disso entender as formas ideais de conduta. Então o evento traz um leque de oportunidades e discussões de temas importantes e vem nos provocar a pensar soluções eficientes e criativas para problemas que podem aparecer no nosso dia a dia”, disse a Diretora Técnica da Sespa, Carla Figueiredo. 

“Nós queremos que esse momento seja voltado a disseminação do trabalho do Núcleo de Segurança do Paciente para explicar como se dá a atuação no Pará e criar um ambiente oportuno para discutir e refletir sobre as nossas práticas entendendo o que os hospitais estão fazendo, como estão seus indicadores e como melhorá-los. Nossa intenção é aprimorar o conhecimento de todos e garantir ainda mais o bem estar dos nossos pacientes internados nossas unidades”, disse Melyane de Assunção Gaia, Coordenadora do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente da SESPA. 

São considerados incidentes em serviços de saúde quedas, falha na aplicação de medicamentos, problemas estruturais para adaptação ou, até mesmo problemas de comunicação na equipe, por exemplo, que podem prejudicar a permanência de qualidade dos pacientes e causas danos desnecessários. “A Sespa possui um Núcleo de Segurança do Paciente dentro do setor de Vigilância Sanitária que faz contato direto com os hospitais para fiscalizar as condutas, mas principalmente orientá-los para que eles tenham ferramentas e saibam os caminhos que devem seguir sempre orientados pela política do Ministério da Saúde, disse a Diretora do Departamento de Vigilância Sanitária, Marie Shinkai Bittencourt. 

O evento seguirá durante a tarde com palestras sobre “Segurança do Paciente nos serviços de Hemodiálise”, “Segurança do paciente: fluxo de admissão e monitoramento de hepatite B e C em hemodiálise no estado do Pará” e encerra com a palestra sobre “Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente nos serviços com leitos de UTI e de diálise”.