Cooperativa formada por internas da Seap promove desfile em Feira de Negócios
A cooperativa tem um estande na Feira para exposição e venda de produtos feitos à mão, incluindo bolsas, porta-moedas e almofadas
A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), formada por mulheres privadas de liberdade e coordenada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), é destaque no primeiro dia da 3ª edição da Feira de Negócios do Cooperativismo (Fencoop), iniciada nesta quarta-feira (26), com programação até sexta (28), na Estação das Docas. A cooperativa tem um estande na Feira para exposição e venda de seus produtos feitos à mão, incluindo bolsas, porta-moedas e almofadas. A Coostafe também lançou a coleção Verão 2023, com roupas e acessórios confeccionados pelas cooperadas, do bordado à costura. O desfile lançou a coleção Verão 2023, com peças confeccionadas pelas cooperadas
O tema da Feira de Negócios do Cooperativismo é “A Diversidade no Negócio Cooperativo”. Além da exposição de produtos e serviços das cooperativas de todo o Estado, a Feira tem como objetivo promover, fomentar e evidenciar o modelo cooperativista, mostrando a diversidade do negócio, explicou Diogo Andrade, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop-Pará (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará).
“Queremos dar a visibilidade que as nossas cooperativas necessitam para que a sociedade conheça, de fato, o que é o cooperativismo paraense, mas principalmente gerar negócio. E para abrilhantar o nosso evento, a gente sempre agrega outras ações. Desta vez, foi o desfile da Coostafe, que é uma cooperativa pioneira no País”, informou Diogo Andrade.
Para Gérson Santos, servidor da Seap e tutor da Coostafe, a participação na Fencoop é uma excelente ocasião para ampliar os negócios e promover a Cooperativa. “Queremos que as outras cooperativas do Estado e a sociedade conheçam a Coostafe, e consigam apoiar o trabalho dessas mulheres nessa ressignificação e busca pelo recomeço, através do trabalho, da reinserção social e do cooperativismo”, ressaltou.Produtos das cooperadas estão à venda no estande da Coostafe na Feira
Desfile sustentável – A novidade deste ano é o desfile com a participação das internas na abertura e no encerramento da Feira. É a primeira vez que a iniciativa ocorre durante a Fencoop. A coleção de moda desenvolvida na Cooperativa foi inspirada na preservação do meio ambiente, com elementos da fauna e flora.
A coleção “Salve a Mãe Natureza” foi planejada a partir das oficinas de artesanato, moda e pintura, que as custodiadas do Centro de Recuperação Feminino de Ananindeua (CRF) fizeram ao longo dos anos, com diversos profissionais que passaram pela Coostafe.
Todo o conhecimento sobre bordado em rococó, bordado em pesponto, crochê e macramê, juntamente com novas técnicas, como pintura em tecido de seda, estão presentes nas peças da coleção sustentável, que também foi produzida com retalhos e sobras de tecidos que seriam descartados no meio ambiente.
Cleudiane Moura participa pela primeira vez da Fencoop. Ela entrou na Coostafe em 2022, e foi na Cooperativa que aprendeu a bordar e fazer customizações de vidrilho. “Cada peça foi customizada e produzida pelas mãos de várias mulheres. Nós usamos arte e a cultura, os talentos, as habilidades individuais de cada uma, com um propósito coletivo que é dar sentido a tudo aquilo que produzimos. Não há limites para o nosso sonho”, afirmou.
Os servidores da Seap Hélio Alvarez, figurinista; Renata Carvalho, designer de moda, e Maria Yolanda Galdino, modelista e costureira, estiveram à frente do processo de criação e confecção da coleção, em parceria com as internas, desde o design dos figurinos até o acabamento final.
“Foi um trabalho muito lindo feito em parceria. São figurinos feitos com muito carinho e cuidado. Criamos peças versáteis e adaptadas para a nossa região, que podem ser usadas de acordo com a criatividade do cliente. Só tenho a agradecer à Seap por acreditar no nosso trabalho, e acreditar nessas mulheres, porque eu tenho certeza que esse projeto mudou a cabeça delas. Muitas vão levar adiante esses ensinamentos, e ao ganharem a liberdade voltarão bem melhor para a sociedade”, garantiu Hélio Alvarez.
Rede de apoio - Além das internas da Coostafe, o desfile contou com a presença de três egressas atendidas pelo Escritório Social – equipamento público que atende aos egressos do sistema penitenciário. A realização do desfile também contou com o apoio da equipe de visagismo de Omar Júnior, dos técnicos do Escritório Social e servidores da Seap.
A Coostafe é a primeira cooperativa do Brasil formada por mulheres custodiadas no Centro de Reeducação Feminino (CRF), em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), e um grande case de sucesso de ressocialização no âmbito da Seap. A iniciativa mostra como o cooperativismo transforma realidades e dá oportunidades de nova vida.
Serviço: Quem deseja adquirir algum produto ou contribuir com a Cooperativa pode entrar em contato pelo número (91) 9855-90331.
Texto: Yasmin Cavalcante - NCS/Seap