Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTOCOLOS

"Estação de games" reforça metas segurança do paciente no Hospital Abelardo Santos

Unidade dispõe de protocolos assistenciais que asseguram a qualidade do atendimento oferecido à população

Por Ascom (Ascom)
26/04/2023 11h22

Para reforçar as seis metas internacionais de Segurança do Paciente, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, promoveu diversas atividades lúdicas para intensificar a importância do cuidado seguro com os usuários da unidade, na última terça (25) e nesta quarta-feira (26).

A programação desenvolvida pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NQSP) do HRAS, em alusão ao “Abril pela Segurança do Paciente”, e que faz parte da comemoração dos 10 anos do Programa Nacional, do Ministério da Saúde, contou com diversas "estações de games" que contemplaram atividades como quebra-cabeça, passa ou repassa, telefone sem fio e roleta de perguntas, entre outras dinâmicas abordando as boas práticas da assistência.

Experiência - A enfermeira diarista do HRAS, Yasmin Gioia, que fez parte do grupo responsável pela disseminação da meta de higienização das mãos, observou que com as "estações", a interação e o entendimento dos profissionais foram bastante satisfatórios.

“Para reforçar a importância da lavagem das mãos, primeiro o colaborador sujava a mão com purpurina e tocava em outra pessoa deixando um pouco do material nela. Isso mostra como ocorre a proliferação de bactérias. E, no final da brincadeira, ainda firmamos um pacto de comprometimento de lavar corretamente as mãos”, frisou.

A compradora do HRAS, Suzana Holanda, participou da roleta de perguntas e achou muito interessante a dinâmica. "Mesmo não sendo da área assistencial, é bom saber que todos os nossos procedimentos são realizados de forma segura", comentou.

Segurança do paciente - Para desenvolver iniciativas voltadas à Segurança do Paciente, o Hospital Abelardo Santos dispõe de um Núcleo de Qualidade composto por duas enfermeiras e um assistente administrativo, além do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), que funciona no formato de comissão e é composto atualmente por 15 profissionais de diversas áreas.

A coordenadora do setor, Hellen Monteiro, destacou que desde o início deste mês, a unidade tem trabalhado diversas ações envolvendo treinamentos e palestras para fortalecer ainda mais a cultura de segurança do usuário. “Essas iniciativas têm como objetivo alertar para as barreiras de prevenção, mitigar os riscos, eventos adversos e danos aos pacientes atendidos no hospital”, disse.

A profissional também enfatiza que as metas de segurança estão focadas em estabelecer de forma efetiva os seis protocolos já implantados na unidade: a identificação correta; a comunicação efetiva; a segurança na prescrição, o uso e a administração de medicamentos, a cirurgia segura; a higienização das mãos, a redução de risco de queda e lesão por pressão.

“Temos seis protocolos de segurança do paciente e no nosso evento dividimos equipes de acordo com a quantidade de metas. Cada grupo trabalhou as boas práticas na assistência de forma lúdica. Desta forma, conseguimos proporcionar troca de conhecimento através do brincar e fica mais leve trabalhar esses temas de suma importância para o ambiente hospitalar”, detalhou a enfermeira.

Otimização - O diretor geral do Abelardo Santos, Jean Cleber, também reforça que o uso de protocolos e a padronização de processos são essenciais para a qualidade dos serviços ofertados. “Todas essas ações asseguram a otimização, qualidade e segurança dos nossos procedimentos e atendimentos à população paraense”, observou o gestor.

Serviço: O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos pertence à rede pública do Governo do Pará, com administração do Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS)