Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Seap realiza curso de formação para novos integrantes de grupo especial

Por Caroline Rocha (SEAP)
25/04/2023 17h20

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) está realizando o 1º Curso de Formação do efetivo do Comando de Operações de Busca e Recaptura (Cobra), iniciado no dia 14 de abril. Os alunos estão recebendo instruções de profissionais da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), força de elite da Polícia Civil do Pará desde a última sexta (21). 

Nesta terça-feira (25) o treinamento foi destinado a Prática de Operações em Área de Selva, e na quarta-feira encerra esta etapa com o treinamento de Práticas Hospitalares. Todo o treinamento tem acompanhamento diário de uma equipe de multiprofissional da área da saúde da Diretoria de Assistência Biopsicossocial (DAB) da Seap.

Elisoneide Rodrigues, coordenadora de educação em serviços penais, ressalta a relevância do plano de curso elaborado pela Escola de Administração Penitenciária. “Essas instruções são importantes, principalmente por conta das atividades do Cobra e da Central Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME), porque eles buscam e recapturam tanto na zona urbana quanto na zona rural. Além disso, as vezes a operação pode começar em uma cidade do interior, mas evoluir para uma área de mata”, diz.

Simulação - O grupo de policiais penais foi dividido em três equipes para a prática da atividade. Durante o treinamento, os policiais penais são orientados a projetar uma estratégia de ação, simulando a recaptura de custodiados foragidos. Com base nas informações repassadas pelo setor de inteligência da Seap, os comandantes avaliam os riscos e a melhor forma de obter sucesso na operação. 

O Suboficial Rubens Josino, fuzileiro da reserva e instrutor convidado do CORE, ministrou o treinamento de sobrevivência na selva e patrulha rural.  “Na patrulha rural, nós vamos verificar a parte de conduta de patrulha e a Técnica de Ação Imediata, também chamada de TAI. Mas para ter êxito na missão também precisa de planejamento, saber como recapturar a pessoa sem que ele nos veja, saber como agir em caso de ataque. Posteriormente vamos fazer uma simulação de deslocamento na selva até a casa, fazer uma ação e tentar recapturar esse fugitivo”, explica o suboficial. 

O curso finaliza com a aula sobre Prática de Escolta de Alta Complexidade no dia 04 de maio, quando serão definidos os aprovados que farão parte do novo efetivo do Cobra.

Texto: Yasmin Cavalcante e Márcio Sousa Ncs/Seap