Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa e Igeprev orientam servidores sobre educação previdenciária

Hospital e o Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev) promoveram evento sobre processos de aposentadorias e planejamento financeiro

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
25/04/2023 12h57

Servidores prestigiam evento do Programa Viva, da Santa Casa e Igeprev, sobre aposentadorias e outros temas previdenciáriosCom o objetivo de oportunizar aos servidores momentos de reflexão sobre a aposentadoria e o planejamento financeiro em relação ao futuro, o Programa Viva, da Santa Casa, em parceria com o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev), promoveu um encontro no auditório do hospital para trabalhar a educação previdenciária.

O Programa Viva é uma iniciativa da Coordenação de Gestão de Pessoas da Fundação Santa Casa, com abordagem de temas sobre o significado do trabalho e da aposentadoria, planejamento financeiro, aspectos legais, ciclo vital, prevenção da saúde e bem-estar e qualidade de vida dos servidores.

Programa Viva aconteceu no auditório da Santa Casa e contou com palestras e bate papo sobre temas da previdênciaA ação especial promove a trocar de ideias sobre benefícios previdenciários, para um maior entendimento dos servidores sobre os direitos e deveres deles, e, também, é uma oportunidade para se tirar dúvidas sobre o processo de aposentadoria e as mudanças ocorridas nas legislações, , incluindo a reforma da previdência, no ano de 2019.

O evento contou com palestrantes, como a advogada Luiza Porto, técnica previdenciária. Ela falou sobre as regras da aposentadoria e sobre o abono de permanência, após a reforma da previdência. E, ainda, sobre as licenças remuneradas e sem remuneração.

Marcella Takeshita, técnica previdenciária, formada em serviço social, tratou de assuntos relacionados à qualidade de vida na preparação para a aposentadoria, incluindo em sua fala os locais em que o servidor pode recorrer a fim de melhorar a qualidade de vida.

Segundo Edna Raiol, da coordenação do Programa Viva, aconteceram mudanças significativas no processo de aposentadoria que impactou diretamente todos os trabalhadores. E conhecer essas mudanças no campo previdenciário é imprescindível na organização e planejamento da aposentadoria.

“O Programa Viva percebeu a angústia e dúvidas dos participantes e buscou trazer informações para auxiliá-los nessa etapa da vida profissional que é tão difícil. O Evento foi estendido para todos os servidores da Santa Casa, porque todos nós devemos entender que em algum momento de nossa vida profissional chegaremos a essa etapa e precisamos conhecer todo o processo relacionado à aposentadoria, bem como, nossos direitos nesse âmbito”.

“No evento tivemos a participação de mais de 100 servidores da Instituição e diante da importância do tema e de várias solicitações, iremos realizar mais uma edição deste evento em outros turnos para que mais servidores sejam beneficiados com essas informações. Os servidores da Santa Casa, podem esperar todo apoio no que for necessário para facilitar esse processo de passagem para o pós-carreira”, informa Edna.

Para Maria Liduína, agente de saúde, a palestra foi muito boa, com profissionais do Igeprev explicando de maneira clara. “Eu fiquei muito orientada sobre as dúvidas que tinha e as informações citadas foram muito importantes e valem para eu me organizar melhor. Eu tirei minhas dúvidas e estou mais consciente para montar minha documentação. Para mim foi muito legal, agradeço ao Programa Viva Aprendendo”.

Programa especial - O Programa Viva Aprendendo tem como objetivo atender os servidores da Fundação Santa Casa, a partir de 60 anos ou faltando até cinco anos para se aposentar por meio de atividades educativas que visam à preparação para a passagem do estágio de trabalho para o pós-carreira (aposentadoria). No Programa são oferecidas atividades educativas, culturais, saúde e lazer que garantam a idealização e implementação de um “projeto de vida” para a nova etapa.

“O projeto existe desde 2006 e desde então vem preparando nossos servidores para a aposentadoria. Em 2023 estão planejadas, ainda, palestras, círculos de integração, cursos, oficinas, gincanas, passeios e cerimônia de certificação dos servidores que se aposentarão este ano”, informa Tassia Galvão, coordenadora de Gestão de Pessoas da Fundação Santa Casa.

Texto da Ascom - Fundação Santa Casa do Pará