Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Escolas da rede estadual promovem ações da cultura de paz nesta quinta-feira (20)

A partir do tema “O Amor gera a Paz”, a iniciativa intensificou as ações pedagógicas da Seduc na Escola Estadual Professora Erotildes Frota Aguiar

Por Ascom (Ascom)
20/04/2023 16h38

Com o intuito de reafirmar o espaço escolar como território livre da violência, a Escola Estadual Professora Erotildes Frota Aguiar, em Ananindeua, promoveu uma manhã alegre com os estudantes da unidade, nesta quinta-feira (20). Com a temática “O Amor gera a Paz”, a iniciativa intensificou as ações pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para fortalecer a cultura de paz nas escolas. 

De acordo com a Seduc, a não violência nas escolas é uma atitude que permeia toda a prática de ensino, na qual envolve toda a comunidade escolar. Nesse sentido, o encontro contou com a participação de profissionais da assistência social e psicologia, que conversaram e orientaram os estudantes. Eles realizaram dinâmicas de grupo, elementos que evidenciam como a cultura de paz vem sendo construída e fortalecida na rede de ensino. 

Diretora escolar, Ivonete Cordeiro “Considerando o cenário de violência nas escolas que estamos vivendo, pensamos em desenvolver uma atividade que os alunos consigam desenvolver suas habilidades e compartilhar suas experiências para que se sintam acolhidos na escola, através da arte e da música”, ressaltou Ivonete Cruz, diretora da unidade. 

Um dos temas que mais contou com a participação dos alunos foi em relação a saúde mental, já que é muito importante o estudante ter uma boa integração com a comunidade à sua volta. Com olhar atento, o aluno Izaac Nicolá, 14 anos, falou ao grupo sobre sua vivência. 

Estudante, Izaac Nicolá “A saúde mental se trata de como enfrentamos certas situações, quando estamos sendo ofendidos, a nossa primeira primeira reação é usar a violência física, isso mostra que o nosso psicológico não está bem, eu já fui assim e escolhi mudar, porque tive apoio dos meus pais. O boxe chinês que faço, me ensina a ter disciplina e não a bater nos outros. Então este evento foi muito bom para nós, porque nos sentimos acolhidos e perdemos o medo de pedir ajuda. Já frequentei outras escolas e nunca teve isso, principalmente nesses tempos que estamos vivendo, então me sinto mais aliviado”, ressaltou o aluno do 9° ano.  

“Trouxe para a escola a psicologia positiva que está dentro da Ciência da Felicidade, então mostrei algumas dinâmicas para eles se controlarem e compreender melhor suas emoções, a fim de melhorar o convívio com a comunidade escolar. Então, conseguimos ter uma manhã de paz, alegre e de escuta”, disse a palestrante Andréa Luniere.

Baixo Amazonas - Em Santarém, na região do Baixo Amazonas, os estudantes da Escola Estadual Maria Uchôa Martins,  também foram recebidos com uma acolhida na manhã desta quinta-feira (20). A programação teve música e finalizou com um abraço coletivo dos estudantes na quadra de esportes da unidade escolar.

''Hoje é um dia de oportunidades para resgatarmos juntos aos pais e alunos, o sentimento de paz, tranquilidade e união, perdão, enfim, o resgate de valores perdidos, então hoje foi um dia especial na nossa escola. Alunos e professores participaram entusiasmados da programação na quadra da escola, e fizemos uma grande oração pela educação no Pará e no Brasil. Nosso papel enquanto gestores é orientar esses estudantes e criar essa cultura de harmonia e paz nas nas escolas'', ressaltou a diretora Ralieny Pereira da Silva.

Escola Segura - O Governo do Pará lançou na última segunda-feira (17) o "Escola Segura", programa que implementa ações para garantir a segurança, prevenir a violência escolar e reforçar o bem-estar de estudantes, docentes e demais profissionais da educação. A iniciativa já conta com o apoio de policiais militares , inicialmente em 300 escolas estaduais, beneficiando 400 mil estudantes. Já os diretores das unidades contam com o botão ''Alerta Pará Escola'', que pode ser acionado em casos emergenciais das unidades para que o local receba apoio policial imediato.  

Dentro das ações do programa, o governo do Estado já autorizou a contratação de 42 psicólogos e 42 assistentes sociais para cada Regional de Ensino, e agora anuncia a contratação e convocação de mais 300 psicólogos para atuação direta e contínua nas escolas.

Texto de Bianca Rodrigues