Dia Estadual do Servidor Agropecuário é aprovada pela Assembleia Legislativa do Pará
Data será comemorada sempre em 19 de setembro, e fará parte do calendário de eventos oficiais estaduais
A valorização dos fiscais agropecuários que atuam na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), e são fundamentais para a garantia da qualidade higiênico-sanitária dos alimentos que circulam no Pará, foi reconhecida, nesta quinta-feira (20), com a criação do Dia Estadual do Servidor Agropecuário, a ser comemorado sempre a cada 19 de setembro, conforme aprovação de lei pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).
O PL de Lei de autoria do deputado estadual, Jaques Neves, e a partir da aprovação a data está incluída no calendário oficial do Pará. Um ato que ressalta o reconhecimento do trabalho exercido pelos fiscais estaduais atuantes no território paraense.
“O sancionamento da lei que cria o dia estadual do servidor agropecuário é um reconhecimento ao valoroso trabalho de todos que atuam na Agência de Defesa Agropecuária do Pará, e que executam um trabalho sério, que traz segurança e que protege a produção paraense, possibilitando geração de emprego e de renda. Parabéns a todos os servidores do Pará", destacou o diretor geral da Adepará, Jamir Macedo.
O trabalho dos fiscais, além de garantir a qualidade dos alimentos, atuam no controle, na classificação, inspeção, padronização, armazenamento e transporte de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal. Os fiscais também realizam o trabalho de prevenção de doenças e pragas, assegurando a saúde das pessoas e dos animais.
A Agência de Defesa com sua atuação, contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável e do agronegócio no Estado, contribuindo também com a economia, gerando empregos e renda ao legalizar produtores de inúmeros setores.