Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Ação itinerante leva programação para a comunidade autista de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá

Por Melina Marcelino (SESPA)
20/04/2023 15h59

Foi finalizada na manhã desta quinta-feira (24), uma programação especial promovida pela Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Trata-se da Ação Itinerante da Cepa, que teve como objetivo descentralizar as políticas da Sespa em prol da comunidade autista, levando uma série de iniciativas para as pessoas com autismo e seus familiares em Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá.

Ao todo foram entregues, nas três ações, 310 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). O documento é uma importante ferramenta de garantia de direitos para a população autista e seus familiares, dando prioridade de atendimento em diversas áreas de serviços públicos e privados, principalmente na saúde, educação e assistência social.

Além da entrega das Cipteas, a equipe da Cepa também realizou nos três municípios capacitações de pessoas com autismo, familiares, profissionais e do público em geral, visando levar a causa da inclusão das pessoas com autismo do sul e sudeste do Pará. A capacitação levou orientações sobre rede de atendimento, condutas, abordagens e outros temas relevantes sobre autismo por meio de materiais didáticos.

Outra ação da equipe realizou foi uma Feira do Empreendedorismo Inclusivo de forma itinerante com venda de produtos produzidos pelas pessoas com autismo e familiares, além de divulgar as habilidades e talentos, fomentando renda e a economia criativa.

Na conclusão da Ação Itinerante, a coordenadora da Cepa Nayara Barbalho falou sobre a iniciativa: “Estamos em abril, o mês mundial da conscientização sobre o autismo. Fico muito feliz de ver que a maioria dos municípios de nosso estado está com ações voltadas para a causa. Não podemos estar em todas as cidades, então selecionamos por regiões, justamente as que possuem maior demanda. Por isso escolhemos vir para Parauapebas, Canaã e aqui em Marabá. É muito importante levar não só o trabalho que o Governo do Estado vem realizando, mas também trazer os municípios para o atendimento de pessoas com autismo”, declarou.

Durante a viagem para a região, a equipe da Cepa aproveitou para visitar as obras do futuro Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) de Marabá, que funcionará dentro da Policlínica da cidade.

Texto: Edilson Teixeira