Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONHECIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL

Socioeducandos são certificados em curso profissionalizantes pelo projeto Pernoh

Jovens receberam os certificados pela conclusão dos cursos profissionalizantes de informática, cabeleireiro, entre outros

Por Ascom (Ascom)
19/04/2023 16h59

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) participou do evento de certificação do Projeto Escrevendo e Reescrevendo Nossa História (Pernoh), em 14 deste mês de abril. Cerca de 200 alunos receberam os certificados pela conclusão dos cursos profissionalizantes de informática, cabeleireiro, designer de sobrancelhas, manutenção de celular, jardinagem e paisagismo e produção de mudas. Do total de concluintes, ao menos, oito adolescentes cumprem medida de internação, semiliberdade e pós-medida sob a gestão da Fasepa.

O Pernoh é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT PA-AP), idealizada pelo procurador, Sandoval Alves da Silva, e Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). O projeto surgiu da necessidade de incentivar a reinserção social de jovens e adultos em situação de risco, por meio do acesso a programas de educação, qualificação profissional, cultura, esporte, lazer e meio ambiente.

A parceria entre as instituições quer contribuir para a qualificação profissional dos socioeducandos com base nos parâmetros pedagógicos do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). A intenção é a de oportunizar conhecimento que contribua para gerar a autonomia, acesso ao mercado de trabalho e, claro, renda.

Segundo o gestor do Centro de Atendimento em Semiliberdade (CAS 2) da Fasepa, Alan Patrick, "participar dessa cerimônia de certificação ao lado de pessoas que acreditam na socioeducação e compreendem que o projeto escreve e reescreve a história de vida de muitas pessoas, e no nosso caso muitos socioeducandos, nos faz acreditar no recomeçar".

"Essa certificação gera possibilidades de renda para os socioeducandos, e dessa forma auxilia na qualidade de vida de toda a família", destacou o gestor.

As atividades executadas pelo projeto, contemplam jovens egressos da Fasepa, e em cumprimento de medidas socioeducativas, contribuindo para o ingresso desse público no mercado de trabalho. A parceria com a Fasepa tem sido de grande importância, pois tem beneficiado os socioeducandos nos cursos profissionalizantes.

Durante a cerimônia, um socioeducando, de 18 anos, ressaltou a alegria em concluir o curso, "estou muito feliz, acredito que essa oportunidade vai mudar a minha vida", declarou o jovem, que cumpre medida de semiliberdade.

Os cursos executados pelo projeto, contribuem para o ingresso desse público no mercado de trabalho, além de favorecer uma melhor perspectiva de vida.

Participaram da cerimônia de certificação no polo do projeto no bairro do UNA em Belém, o Juiz da 3ª vara da Infância e Juventude, Dr. Vanderley de Oliveira, o gestor do Centro de Atendimento em Semiliberdade (CAS 2), Alan Patrick, o Procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP), Sandoval Alves da Silva, entre outras autoridades.
Na presença das autoridades, comunidade, familiares e parceiros do projeto, os formandos receberam os certificados e celebraram o momento de mais uma conquista.

Texto de Dani Valente / Ascom Fasepa