Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Regional do Tapajós promove ação para estimular o hábito da leitura entre as crianças

 Pacientes das clínicas e ambulatório receberam visita de voluntários vestidos de personagens da literatura infantil brasileira

Por Ascom (Ascom)
18/04/2023 17h18

No dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil, o Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, celebrou a data com uma atividade lúdica para as crianças internadas nas clínicas. A data foi escolhida em homenagem ao escritor brasileiro Monteiro Lobato, que é conhecido por suas histórias infantis e por ter criado personagens icônicos como Emília, Narizinho e Pedrinho.

A iniciativa foi organizada pela Comissão de Humanização do hospital, liderada pela coordenadora Ithayana Delina, e contou com a participação dos acadêmicos dos cursos de enfermagem e pedagogia do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN). A ação teve como objetivo levar um momento de alegria e descontração para as crianças que estão em tratamento, além de incentivar a leitura.

"Sabemos que a internação é um momento difícil para as crianças e suas famílias. Por isso, queríamos oferecer algo que pudesse trazer um pouco de conforto para elas", explica a coordenadora.

Durante a atividade, que ocorreu no formato beira leito e no salão do ambulatório, os acadêmicos vestiram-se de personagem da literatura infantil brasileira, para contar uma história animada para os pequenos pacientes. A ação foi muito bem recebida pelos pacientes, seus familiares e pelas visitas, que não concederam elogios à iniciativa.

A dona de casa Camila Silva, de 26 anos, conta que a ação trouxe um pouco de alento para eles. "Ver meu filho sorrindo e se divertindo me encheu de esperança. É um alívio saber que existem pessoas que se importam e estão dispostas a trazer um pouco de alegria para quem está passando por momentos difíceis", diz emocionada.

Nara Lauzanne, acadêmica envolvida na atividade disse ter sido uma experiência muito gratificante. "Trazer um pouco de alegria para essas crianças, que estão passando por um momento difícil. Ver o sorriso no rosto delas não tem preço".

O diretor geral do Hospital Regional do Tapajós, Matheus Coutinho, ressalta a importância da humanização no tratamento dos pacientes. "Nós entendemos que a internação é um momento delicado, e é fundamental que nossos pacientes se sintam acolhidos e cuidados durante todo o processo. E essa ação foi um exemplo disso (humanização), e estamos felizes em poder proporcionar momentos como esse para nossos pacientes", afirma.

Serviço - O Hospital Regional do Tapajós integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, sendo gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Atende a casos de média e alta complexidade, ofertando serviços 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 Texto/ ASCOM HRT