Projeto da Ioepa dá início à campanha de arrecadação do livro infantil 2023
Proposta é aumentar o acervo para doação principalmente das escolas públicas municipais da zona rural e urbana e de bibliotecas comunitárias
Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado nesta terça-feira (18), a Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), por meio do projeto "Portal do Conhecimento", deu início à campanha de doação de livros infantis 2023, que pretende arrecadar livros novos e usados de literatura infantil e infantojuvenil. O acervo arrecadado será doado a bibliotecas públicas e comunitárias das escolas públicas municipais em todo o estado, selecionadas pela iniciativa.
Segundo a coordenadora do projeto, Sandra Batista, o objetivo da campanha é aumentar o acervo para doação principalmente das escolas públicas municipais da zona rural e urbana e de bibliotecas comunitárias, que necessitam de doações. “Nossa intenção é intensificar junto à sociedade a doação de livros de contos, poesias e histórias, revistas e gibis novos ou usados que estejam em bom estado para serem doados a meninas e meninos de 6 a 15 anos atendidos pelo nosso projeto”, destacou.
A campanha tem início em abril, mês que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil (02/04) e o Dia Nacional do Livro Infantil com o nascimento do escritor Monteiro Lobato. O objetivo é incentivar o hábito da leitura e conscientizar as crianças e adolescentes sobre os benefícios que esta prática proporciona, além de oferecer mais opções de leitura para as crianças, incentivando a leitura e a contação de histórias para estimular o hábito de ler livros desde a primeira infância.
Para atingir o maior número de doadores até o final do ano, a campanha será dividida em várias etapas com divulgação nas mídias da Ioepa e na imprensa local e distribuição de cartazes e materiais impressos para escolas e outros lugares, além de campanhas nas feiras literárias no estado.
“A gente viu uma carência grande de livros infantis nos livros que são doados. Por outro lado, há uma solicitação muito grande, em especial dos municípios que são responsáveis pela educação infantil, de ter no seu acervo livros infantis”, disse o presidente da Ioepa, Jorge Panzera.
Em 20 meses de divulgação da campanha “Doe livros, doe conhecimento”, o projeto "Portal do Conhecimento" já arrecadou 16.800 livros que são selecionados, embalados e enviados para compor o acervo das bibliotecas públicas e comunitárias de vários municípios paraenses. A solicitação é feita por meio de um cadastro enviado ao projeto.
Serviço:
Qualquer pessoa que tiver em casa livros infantis usados ou em bom estado de conservação pode participar da campanha de doação do "Portal do Conhecimento". As doações podem ser feitas na sede da Ioepa, na Trav. do Chaco, 2271, de segunda a sexta, das 8h às 14h. Outras informações pelo e-mail: [email protected].