Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFERÊNCIA

Hospital Metropolitano é premiado no 1º Congresso Amazônico de Assistência Segura ao Paciente

Dois trabalhos científicos, que mostraram resultados de impactos positivos direcionados aos usuários, foram apresentados no evento

Por Alberto Dergan (HMUE)
18/04/2023 11h20

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), unidade pública de saúde localizada em Ananindeua, região metropolitana de Belém, foi premiado no 1º Congresso Amazônico de Assistência Segura ao Paciente (Comasp), evento realizado no último fim de semana, em Belém, que reconheceu práticas positivas desenvolvidas em unidades hospitalares.

Três trabalhos do HMUE foram aceitos, dois deles foram apresentados e premiados. A ocasião contou, ainda, com palestra ministrada pelo diretor assistencial do Hospital, Clóvis Guse, que falou sobre como a maior categoria profissional de saúde influencia, de modo positivo, nas instituições de saúde.

“Os trabalhos científicos apresentados refletem e traduzem o quanto os profissionais do HMUE estão comprometidos com o trabalho à frente da melhoria contínua dos processos assistenciais”, disse Clóvis Guse.

Os trabalhos premiados, que ficaram entre as melhores produções, foram: “Espaço de Acolhimento Transitório: garantindo a política de humanização para acompanhantes” e “Novo Modelo em Gestão em Pronto Atendimento de um Hospital Referência em Trauma na região Norte”, desenvolvidos pelas coordenadoras de enfermagem Natalia Failache, Milla Silva e Jéssica Pinho. 

“O Hospital Metropolitano atua como a grande referência do Estado para traumas complexos. Dado o grau de responsabilidade, entendemos que os fluxos da unidade devem ser cada vez mais estruturados e fortalecidos. Todos os que estão aqui dentro agem para isso e foi exatamente o que viemos apresentar”, pontuou a responsável pelo setor de psicossocial da unidade, Natalia Failache.

Rede de cuidado - Em 17 anos de funcionamento, o Metropolitano registra inúmeros atendimentos a pacientes com traumas, tanto de Belém quanto do interior do Pará, e de outros estados.

Pertencente à rede de saúde estadual e gerenciado pela Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), a unidade conta com especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica, exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de Terapia Intensiva (UTI). 

Somente em 2022 foram realizados mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e de imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.