Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa realiza programação especial para reforçar importância das práticas de segurança dentro do hospital

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
17/04/2023 19h35

O mês de abril é marcado como o mês da Segurança do Paciente. Pensando nisso, a equipe no Núcleo de Gestão de Qualidade e Segurança da Santa Casa realiza uma programação especial para abordar a importância da adoção de práticas de segurança dentro do ambiente hospitalar.

A ação acontece de 17 a 20 de abril e tem o objetivo de mobilizar os servidores das áreas de gestão e de assistência e sensibilizá-los para a preocupação de preservar o bem-estar do paciente e evitar riscos no período em que receberá os cuidados necessários, como ressalta a enfermeira do núcleo de qualidade da Santa Casa, Kátia Lisboa, que coordenou dinâmicas realizadas com gerentes de vários setores da instituição no sentido de estimular as práticas de segurança.

"O objetivo é trazer mais sensibilidade aos servidores da instituição para a segurança dos pacientes, pois mesmo havendo um aumento na cultura de segurança dentro da Santa Casa, a gente não para de trabalhar para envolver mais os servidores na promoção do bem estar do paciente", explica a enfermeira.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente completa em 2023, 10 anos de existência. Por meio dele se propõe um conjunto de medidas para prevenção e redução da ocorrência de incidentes nos serviços de saúde, como eventos ou circunstâncias que poderiam resultar ou que resultaram em dano desnecessário para o paciente.

O médico Eduardo Amoras, que gerencia o setor de cirurgia pediátrica da Santa Casa, exemplifica algumas da medidas de segurança que garantem esse bem estar do paciente no setor. "Os protocolos institucionais para a cirurgia segura salvam vidas. Então são feitas checagens antes de uma cirurgia que vão desde a identificação, lateralidade do procedimento, cuidados com queda, cuidados com medicamentos de alta vigilância; enfim, todos os cuidados que cercam o nosso paciente para que ele tenha um desfecho favorável e possa retornar para a sua família e para a sociedade com a sua saúde reestabelecida", conta.

A programação segue até o dia 20 de abril com atividades em grupo nos turnos da manhã e da tarde. A meta é alcançar diretamente 120 servidores que realizam atividade gerenciais no hospital.

Com colaboração da estudante de jornalismo Rafaela Soeiro