Em Porto de Moz, Governo do Estado certifica alunos do programa Qualifica Pará
Em Porto de Moz, durante agenda do Governo do Pará, mais 40 alunos foram certificados pelo programa Qualifica Pará. A certificação realizada nesta segunda-feira (17), contemplou alunos das turmas de atendente de lanchonete e informática básica. A certificação foi realizada pelo governador Helder Barbalho, em meio a uma agenda de entregas no município.
“Muito feliz por estar aqui entregando mais benefícios à população, uma escola equipada, obras de pavimentação, obras de reconstrução, nova orla, praças e a certificação que vai garantir renda e mais dignidade à população. Contem sempre com meu apoio e meu trabalho”, ressaltou o governador.
Cássia Pantoja tem 26 anos e participou do curso de informática básica. Para a aluna, o certificado garante novas oportunidades no mercado de trabalho. “Para mim foi muito importante, pois nós estamos em busca de inserção no mercado de trabalho e aqui, infelizmente, é muito difícil aparecer cursos gratuitos iguais a estes. Lá eu aprendi a manusear diversos programas. Eu já havia feito um curso básico, mas neste eu consegui aprender sobre digitação. Agora vou poder ir atrás de um emprego mais qualificada”, comentou.
O programa dispõe de 1.452 turmas e 45 cursos que já atenderam, aproximadamente, 27 mil pessoas residentes nos 144 municípios paraenses. A coordenação do programa está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
Além da capacitação, o programa prevê um microcrédito voltado aos educandos, para permitir a compra de equipamentos e a estruturação do primeiro negócio, se houver interesse do aluno. O valor do crédito gira entre R$ 500 a R$ 5 mil, e está sob gerência do Banco do Estado do Pará (Banpará).
“Mais uma entrega, chegando a quase 30 mil pessoas qualificadas, com destaque para os jovens, as mulheres. Uma alegria por estarmos conseguindo chegar nos municípios mais distante, e já organizando a formatação de uma nova etapa do programa para dar continuidade no crescimento econômico que é gerado a partir do incentivo ao empreendedorismo e às oportunidades de mercado”, reforçou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.