Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Ophir Loyola realiza palestras sobre câncer de pâncreas e fígado

Evento abordou condutas terapêuticas e reuniu especialistas, médicos, residentes e estudantes de medicina no auditório da Fundação Amazônica de Música, em Belém

Por Ellyson Ramos (HOL)
15/04/2023 17h15

O Hospital Ophir Loyola (HOL) promoveu, na última sexta-feira (14), palestras sobre “Abordagens Atuais do Tumor de Pâncreas e de Hepatocarcinoma”. O evento, realizado no auditório da Fundação Amazônica de Música, em Belém, foi ministrado pelo doutor em gastroenterologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Agnaldo Soares Lima. A programação, organizada pela Diretoria de Ensino de Pesquisa do hospital, reuniu especialistas, médicos, residentes e alunos de medicina.

Por possuir atuação clínica em cirurgia do aparelho digestivo, principalmente em transplante hepático, cirurgia hepática e pancreática de tumores e outras afecções, o professor convidado apresentou casos e compartilhou vivências. “Fui muito bem acolhido em Belém e é uma grande satisfação poder esclarecer dúvidas e colaborar com a formação de um público tão participativo como esse”, iniciou Lima, que ressaltou, durante a apresentação, a importância do olhar cuidadoso do profissional de saúde em relação às condições do paciente, a disponibilidade de recursos e o melhor tratamento a ser aplicado em cada caso.

Ele destacou ainda que 80% dos casos de tumores primários malignos, os chamados hepatocarcinomas, ocorrem em fígados cirróticos. “Durante muito tempo, as hepatites por vírus B e C eram os principais responsáveis pela cirrose e câncer no fígado. Atualmente, já existe vacinação para hepatite B, o que diminuiu casos com o tempo, e exames ajudam a evitar a disseminação da hepatite C. No entanto, a população está adquirindo um hábito social chamado obesidade, o que gera esteatohepatite, a gordura no fígado, que, quando mais grave, também é causa de cirrose e de tumor”, alertou o doutor.

Transplante

Agnaldo já atuou como coordenador e membro do departamento de fígado da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e promoveu, no decorrer da palestra, um debate sobre abordagens cirúrgicas, como ressecção e transplante. Para a residente R3 de cirurgia geral do HOL, Maria Islem, o evento elucidou dúvidas pertinentes. 

“As palestras foram interessantíssimas, principalmente por abordarem questões complexas. Recentemente, ocorreu no Pará um transplante de fígado realizado em hospital da rede pública estadual 100% SUS (Sistema Único de Saúde). E participar de um evento com o professor Agnaldo, que é uma referência no assunto, é gratificante. Estamos muito motivados pelo que o hospital está proporcionando para a nossa formação e para que possamos atender melhor os usuários”, afirmou a residente.

O médico titular e chefe do Departamento de Cirurgia Abdominopélvica do HOL, Paulo Soares, foi o facilitador da palestra. Ele adiantou que eventos como esse serão mais frequentes na instituição, que tem tradição em cirurgias de alta complexidade. “Nós trouxemos um colega com expertise em fígado, vias biliares e pâncreas que abordou o que há de mais moderno em conduta. E pretendemos trazer outros especialistas em determinadas áreas, pois isso acrescenta muito ao nosso curso de especialização e residência médica. Essa troca de informações enriquece o conhecimento e objetiva oferecer a melhor terapêutica ao paciente”, ressaltou Paulo Soares.

“Com o apoio da diretoria geral, promovemos esse evento a fim de motivar nossos residentes e servidores do hospital que atuam nessa área. Ensino é a busca por conhecimento, por atualizações. Este é apenas o início de uma nova era do ensino e pesquisa da nossa instituição. Eventos como esse culminam com residentes e profissionais interessados em adquirir mais conhecimento, o que só beneficia nossos usuários”, finalizou a diretora de Ensino e Pesquisa do HOL, Margareth Braun.