Polícia Civil promove encontro com rede de proteção a grupos vulneráveis em Tomé-Açu
Os trabalhos do projeto seguirão até a próxima sexta-feira (21) com o reforço de equipes especializadas que atuam no acolhimento de ocorrências
A Polícia Civil do Pará, por meio da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), iniciou na última quinta-feira (13), no município de Tomé-Açu, na região de integração do Rio Capim, mais uma edição do projeto “Dav Itinerante", que tem como um dos objetivos, capacitar profissionais e fortalecer as ações de enfrentamento a crimes sexuais contra crianças e adolescentes, e de violência doméstica e familiar do Estado. Cerca de 60 pessoas participaram do evento.
De acordo com a delegada Ariane Melo, o trabalho integrado da Polícia Civil vem sendo realizado desde 2021 e promove o fortalecimento da rede de proteção na atuação efetiva de atendimento a grupos vulneráveis.
“Durante o encontro, oferecemos orientações aos profissionais da rede estadual e municipal para melhor atender a pessoas em situação de vulnerabilidade ou mulheres vítimas de violência doméstica. Também apresentamos nosso modelo de acolhimento, que por meio das constantes capacitações também destinadas aos policiais civis, vem padronizando o atendimento e evita a 'revitimização' ou atos que possam gerar constrangimentos de crianças, adolescentes ou mulheres que foram vítimas de violências de gênero, que procuram nossa ajuda”, contou a diretora da DAV.
No encontro, realizado na na Escola Luterana CIM Trindade, representantes das Secretarias Municipal de Saúde (SEMSA), de Educação (SEMED) e Trabalho e Assistência Social (SETAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar e agentes da Guarda Municipal puderam compartilhar os métodos de atendimento ao público, em especial a grupos vulneráveis.
Para Larissa Fortunato, coordenadora do Creas, a proposta da capacitação é bem-vinda. “Foi muito bom aprender com os colegas da Polícia Civil, além de trocar experiências sobre atendimento e fomos orientados como agir corretamente diante de situações atípicas”, disse a assistente social.
Ações - Os trabalhos do DAV Itinerante seguirão até a próxima sexta-feira (21) com o reforço de equipes especializadas que atuam no acolhimento de ocorrências, apurações de denúncias, realizando de intimações, escuta especializada e de condução de inquéritos de crimes de abuso sexual, estupro de vulnerável e violência doméstica contra a mulher.
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, o trabalho integrado visa dar agilidade às investigações e promover o enfrentamento de crimes praticados contra vulneráveis.
“Estamos avançando na apuração de crimes e violações de direitos contra mulheres, crianças e adolescentes. Além de promover reforço operacional na unidade, também ofertamos capacitação para nivelamento no atendimento humanizado realizado por policiais civis e servidores na delegacia”, finalizou Resende.
Denúncias - De acordo com a PC, as denúncias podem e devem ser feitas, por meio do aplicativo WhatsApp 91 98115.9181, ou pelo Disque-Denúncias, número 181. Em todos os contatos o sigilo e o anonimato são garantidos.