Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO ESPARAVEL

Órgãos de Segurança avaliam os resultados de ação em Igarapé-Miri

Por Walena Lopes (SEGUP)
13/04/2023 17h49

Na manhã desta quinta-feira (13), representantes dos órgãos de segurança do estado, do Ministério Público Estadual e da Prefeitura Municipal de Igarapé-Miri estiveram presentes no Fórum da Comarca do município, onde foi realizada uma reunião de avaliação da “Operação Esparavel”, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), que vem atuando nos municípios do Baixo Tocantins.

O encontro teve como objetivo alinhar as ações de segurança que vem sendo executadas no município, além de implantar a 3º fase da Operação que vai continuar atuando no reforço do efetivo para a manutenção dos baixos indicadores de criminalidade, além da presença do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, que deve permanecer na cidade até o final do mês de abril.

“Após um mês do lançamento da operação Esparavel, reunimos as equipes de segurança para avaliarmos as ações que estão sendo desenvolvidas aqui na região do Baixo Tocantins. Constatamos que os resultados que obtivemos estão sendo muito positivos e apresentam uma expressiva redução na criminalidade local, com prisões de membros de grupos criminosos locais, além da desarticulação desses componentes que causavam a desordem na região”, falou o secretário-adjunto de Operações da Segup, Luciano de Oliveira.

A operação, deflagrada há um mês, vem alcançando resultados positivos, com mais de 40 prisões, e ainda, com a desarticulação de grupos criminosos que atuavam na região, em especial nas localidades ribeirinhas e na PA- 151. Além disso, o município já contabiliza 55 dias sem registros de Crimes Violentos Letais Intencionais e redução de 74,28% nos crimes de roubo, considerando o período do início da operação em 16 de março, até a última terça (11), se comparado ao mesmo período do ano passado. 

Para o diretor geral de Operações da Polícia Militar, Coronel Neves, a produtividade da operação exitosa é fruto de um trabalho ostensivo com forte presença da polícia na região. “Essa operação vem apresentando resultados bem exitosos com uma produtividade significativa, não só em relação as prisões, mas na apreensão de drogas e armamentos. A Polícia Militar está com reforço no batalhão local, assim como, no efetivo geral que atua na cidade. Vamos continuar agindo com ostensividade e na prevenção de novas ações criminosas para que a população possa ter a sensação de segurança e o seu direito de ir e vir garantidos”, ressaltou o coronel Neves. 

O diretor de Policia do Interior, delegado Henison Jacob, destacou que a participação da população por meio dos canais de denúncia da Segurança Pública, vem auxiliando nas ações de segurança da localidade.

“Temos conseguido intervir com precisão nas ações e isso vem contribuindo para os resultados desejados, sobretudo, contamos com a ajuda da população que tem feito uso das ferramentas e dos canais de denúncia para que pudéssemos chegar até os criminosos que causavam pânico na cidade. A equipe da Polícia Civil está com reforço no seu efetivo e a delegacia funcionando 24h para que possamos atuar nas investigações e nos registros de ocorrência. Tudo para garantir maior celeridade nas ações que estão sendo feitas pelas equipes integradas aqui na região” disse o delegado Henison Jacob. 

Denúncia - Na última quarta-feira, 13, equipes de policiais civis deram cumprimento a mais um mandado de Prisão Preventiva, desta vez, contra um homem que estava sendo investigado pelo crime de Tentativa de Homicídio Qualificado. As equipes chegaram até o local onde o suspeito estava escondido por meio de denúncias realizadas via canal do Disque Denúncia - 181 - O Preso foi submetido aos procedimentos cabíveis, sendo recolhido para ficar a disposição da Justiça.