Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PESQUISAS

Hospital Abelardo Santos participa do 1º Congresso Amazônico de Assistência Segura ao Paciente

Unidade de saúde do governo do Estado apresentará três projetos científicos no evento, realizado durante dois dias em Belém

Por Ascom (Ascom)
13/04/2023 19h03

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, apresentará três projetos científicos com ênfase no cuidado e na segurança do paciente no 1º Congresso Amazônico de Assistência Segura ao Paciente (Comasp), que ocorrerá na capital paraense nesta sexta-feira (14) e no sábado (15).

A segurança no contexto do transporte intra-hospitalar de paciente crítico; a enfermagem e segurança do paciente no cuidado domiciliar e a segurança do paciente no processo de trabalho na Unidade de Terapia Intensa (UTI) serão os trabalhos expostos no evento. Todos os projetos atenderam aos requisitos de aceitação da programação.

Desenvolvido por profissionais da unidade, os projetos detalham a importância do cuidado seguro em três contextos: riscos relacionados à segurança do paciente no transporte intra-hospitalar; como a enfermagem promove a segurança do paciente no cuidado domiciliar, e a construção do conhecimento acerca do trabalho desenvolvido dentro da UTI. Todos visam garantir um bom gerenciamento e, consequentemente, a segurança do paciente e como se enquadra nas suas atividades diárias.

Incentivo - A enfermeira do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do HRAS, Brenda Tanielle, explicou que o HRAS busca, por meio dos estudos, evidenciar a qualidade e a cultura de segurança do paciente praticada na assistência aos pacientes. “O DEP tem como objetivo fomentar o incentivo ao ensino e à pesquisa, onde conseguimos transparecer que a nossa equipe multiprofissional desenvolve uma assistência de qualidade e com segurança ao paciente", informou.

O coordenador do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do HRAS, Paulo Henrique Ataíde, destacou que a segurança do paciente é um dos atributos da qualidade no cuidado, podendo ser definida como o ato de evitar, prevenir ou melhorar os resultados adversos no processo de atendimento médico-hospitalar. “O investimento na gestão do cuidado e segurança do paciente é essencial para os avanços no atendimento e tratamento dos nossos usuários. A padronização de procedimentos e protocolos é fundamental para alcançar resultados exitosos nos serviços de saúde”, frisou.

Para o diretor-geral do HRAS, Jean Cleber, essa é uma oportunidade de evidenciar o trabalho realizado na unidade. "Os projetos e ações são excelentes formas de melhorar o processo de cuidado do paciente dentro do 'Abelardo Santos'. Por este motivo, sempre incentivamos o estudo e a pesquisa entre nossos profissionais", afirmou.

Serviço: O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos pertence à rede pública do Governo do Pará, com administração do Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom/HRAS