Polícia Civil leva campanha contra importunação sexual para Novo Mangueirão
Iniciativa tem parceria da Segup e quer sensibilizar torcedores sobre comportamentos que caracterizam o crime de importunação sexual
Policiais civis atentos no Mangueirão na tarde deste domingo (9), o que contribuiu para um clássico esportivo tranquilo A Polícia Civil do Pará montou uma força-tarefa para atuar, neste domingo (9), durante o jogo entre as equipes do Remo e Paysandu, na entrega oficial do Novo Mangueirão.
Aproximadamente 35 agentes foram escalados para atuar na Delegacia do Torcedor e para levar orientações ao público sobre a campanha contra a Importunação Sexual nos Estádios.
A campanha é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) e já havia sido lançada nos estádios Curuzú e Baenão. O objetivo é sensibilizar torcedores sobre comportamentos que caracterizam o crime de importunação sexual. A intenção é garantir que os estádios sejam locais seguros, principalmente, para as mulheres que são as principais vítimas desse crime.
Polícia Civil assegura uma Delegacia da Mulher dentro do estádio olímpico Mangueirão "O Mangueirão é o principal estádio do futebol paraense. Trazer a campanha para cá, em um jogo como esse, aumenta a quantidade de pessoas que conseguimos orientar sobre o crime e encorajar para a denúncia, que pode ser feita na Delegacia da Mulher montada no estádio para os dias de jogos", explica a delegada Ariane Melo, titular da Diretoria de Atendimento à Vulneráveis (DAV).
O espaço foi implementado no por meio de uma pareceria entre a Polícia Civil, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e a Secretaria de Estado de Mulheres (Semu), para que "as mulheres possam desfrutar de um ambiente seguro, seja como forma de lazer, atividade ou sustento. A mulher que passar por qualquer importunação ou assédio pode ser direcionada imediatamente e denunciar seu agressor”, afirmou Paula Gomes, titular da Semu.
Neste jogo, nenhum caso foi registrado na Delegacia da Mulher montada no estádio. A Polícia Civil reforça a importância da denúncia na ocorrência deste tipo de crime. Na Região Metropolitana de Belém, a importunação sexual pode ser denunciada em nas Delegacias da Mulher de Belém, Ananindeua, Icoaraci, ou em qualquer unidade policial.