Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E CIDADANIA

Operação Semana Santa mantém ações preventivas nas praias de Salinópolis

Total de 56 agentes do Corpo de Bombeiro Militar e da Defesa Civil do Pará atuam na Operação Semana Santa 2023, coordenada pela Segup

Por Roberta Meireles (SEGUP)
08/04/2023 19h45

Em Salinas, agentes do Corpo de Bombeiro Militar e da Defesa Civil do Pará na Operação Semana Santa 2023Feriado prolongado proporciona momentos de lazer para muitas famílias, e o governo do Estado atento reforça a importância sobre cuidados e prevenção de acidentes, como afogamentos em praias e balneários do estado. Em Salinópolis, no nordeste paraense, o Corpo de Bombeiro Militar e a Defesa Civil do Pará atuam com 56 agentes na Operação Semana Santa 2023, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

A iniciativa da Segupo busca garantir mais segurança com prevenção, orientação e, se necessário, resgate aos banhistas. As ações preventivas para evitar afogamentos e resguardar vidas nas praias, iniciaram na manhã da sexta-feira (7) e seguiram neste sábado (8), com tranquilidade e sem o registro de grandes intercorrências. 

Guarda-vidas, do Corpo de Bombeiros, atentos na Praia do Atalaia, em Salinas, para orientação do banho no mar Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar estão atuando em toda a extensão das Praias do Atalaia e Farol Velho, resguardando o banho e o entretenimento dos frequentadores, além de orientá-los quanto à movimentação da maré, a fim de evitar transtornos e acidentes nas águas, como explica o 1° Sargento BM Clenilson, que faz parte da equipe enviada ao município para reforçar o efetivo. 

“Nosso trabalho é principalmente preventivo com orientações, advertências e também prestando socorro aos banhistas em caso de afogamento ou ferimento por peixes, como já ocorreu com algumas crianças que pisaram em peixes como bagre, mas que logo foram atendidas. Um outro ponto que estamos em alerta aqui é com os lixos que ficam na faixa de areia, ocasionando cortes por garrafas de vidro, e muita vezes precisamos prestar esse atendimento na nossa base instalada na praia. Mas de forma geral consideramos esse período bem tranquilo e estamos aqui aptos para prestar qualquer apoio a população”, enfatizou o Sargento BM Clenilson. 


Confira as principais recomendações dos Bombeiros para não correr risco nas praias:

- Respeitar as delimitações da área e as orientações dos profissionais;

- Fica submerso apenas até a altura do umbigo, que é o limite de segurança recomendado;
evitar o excesso da ingestão de bebida alcoólica;

- Lembrar que os pais são os principais responsáveis por a guarda das crianças. 

Para o advogado Leandro Souza, que estava com as duas filhas, 3 e 7 anos, o trabalho de orientações é muito importante até mesmo para as crianças, que conseguem compreender o serviço do profissional especializado, “mas como pai sei que a maior responsabilidade é nossa em manter o cuidado, principalmente com as crianças. Mesmo com a maré mais baixa e o mar calmo não descuido das meninas em nenhum momento, pois o objetivo é um lazer feliz e seguro”, afirmou. 

Segundo Luciano de Oliveira, Secretário Adjunto Operacional da Segup, as ações dos bombeiros estão dentro do planejamento que foi construído junto a Segup e às demais instituições para que a segurança e tranquilidade sejam mantidas. 

“Felizmente, até agora, não tivemos nenhum registro de incidentes graves, e vamos permanecer atuando para que as pessoas que procuraram passar o feriado religioso, seja em cidades do interior ou nos balneários, possam se divertir, descansar com tranquilidade e segurança, seja nas praias, balneários e estradas”, disse Luciano de Oliveira. 

A finalidade da operação é garantir um feriado tranquilo às pessoas que procuraram o interior do Estado neste período. A operação teve início na quinta-feira (6) e prossegue até segunda-feira (10). Integram as ações, as Polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito (Detran-PA), Corpo de Bombeiros Militar, Centro Integrado de Operações (Ciop), Disque Denúncia, Polícia Científica do Pará (PCE), Guarda Municipal, entre outros órgãos que atuarão de forma integrada.