Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENÇÃO ESPECIALIZADA

Policlínica Lago de Tucuruí tem 36 especialidades para população do sudeste

Unidade conta com clínica de hemodiálise e como Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) 

Por Ascom (Ascom)
07/04/2023 09h22

Desde a entrega em julho do ano passado, a Policlínica Lago de Tucuruí, vem mudando o cenário da saúde na região de Integração do sudeste estadual, que abrange sete municípios no Pará. No dia em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta sexta-feira (7), a instituição destaca o compromisso de oferecer um serviço de qualidade à população assistida.

Com capacidade operacional que inclui 36 especialidades médicas e não médicas, como clínica geral, nefrologia, otorrinolaringologia, cardiologia, neuropediatria, psicologia, dermatologia, ortopedia e hematologia, além do atendimento em enfermagem, os usuários dos serviços avaliam positivamente a chegada da unidade no município. 

Experiências 

Tereza do Nascimento Oliveira Bastos, de 69 Anos, moradora do município de Novo Repartimento, distante 63 quilômetros de Tucuruí, conta emocionada sobre a sua admissão no serviço de hemodiálise da unidade. Ela lembra que precisou começar seu tratamento em Teresina, no Piauí, e lá passou uma fase difícil. O filho que lhe acompanhava não se adaptou a cidade e por diversas vezes dizia que queria ir embora. 

“Tem um mês que consegui minha transferência para essa unidade. Os profissionais daqui sabendo da minha situação se empenharam ao máximo para fazer minha admissão e graças a Deus consegui minha transferência para Tucuruí. Aqui recebo muita orientação, cuidados e acima de tudo qualidade de vida. E o melhor, além de melhorar minha saúde também pude ficar mais próximo da minha família. Sou muito grata a Policlínica e seus profissionais por isso”, celebrou.

Mudanças 

Na vida de Cristina Santos, de 39 anos, a Policlínica tem feito grande diferença. Ela foi encaminhada do município de Breu Branco, distante 35 quilômetros de Tucuruí, para iniciar sessões de hemodiálise na unidade,  após passar em consulta com nefrologista e ser diagnosticada com insuficiência renal.

“Então tive que iniciar a terapia nesta unidade. Desde então, meu quadro de Saúde melhorou bastante e a hemodiálise me trouxe esperança de uma vida mais longa e tranquila. Os funcionários daqui são muito eficientes e humanos. Outro dia precisei ser internada em Marabá para tratar uma pneumonia e recebia ligações constantes deles para saber do meu estado de saúde e quando teria alta. Sou muito grata a todos por tanto zelo e cuidado”, frisou.

Utilizando o serviço da Policlínica pela primeira vez, a moradora de Tucuruí, Maria dos Anjos de Aguiar, de 57 anos, foi avaliada em consulta, pelo ortopedista na unidade e ficou surpresa com a agilidade nos encaminhamentos dos demais serviços. "Eu fui muito bem atendida, desde a portaria até o médico. O médico me encaminhou para a cirurgia e explicou todos os procedimentos. O atendimento foi bem rápido. Graças ao atendimento humanizado que me foi prestado aqui, vou poder fazer a cirurgia e acabar com as dores que tanto me incomodam", agradeceu.

 Infraestrutura

 A Policlínica Lago de Tucuruí é capaz de realizar até 9 mil atendimentos por mês. Dispõe de 33 poltronas de hemodiálise ambulatorial, duas salas para pequenos procedimentos ambulatoriais, sala para exame de colonoscopia e endoscopia, sala para exame de ressonância magnética, tomografia computadorizada, densitometria óssea, raio-X, métodos gráficos (teste ergométrico e eletrocardiograma), ultrassonografia e consultórios para atendimento ambulatorial e o Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea). 

Em nove meses de atividade, a unidade realizou 99.739 atendimentos; 46.956 exames; 16.426 consultas médicas; 5.114 consultas com a equipe multiprofissional e 2.604 sessões de hemodiálise.

“A Policlínica preenche uma lacuna no atendimento especializado oferecido a moradores dos municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí. Por isso, acreditamos que ela foi um divisor de água para essa região. Estamos oferecendo serviço de qualidade para quem realmente precisa”, frisou a diretora Executiva Louhanna Silva. 

A Poli Lago de Tucuruí ainda dispõe do Natea. Este, é um serviço especializado semi-intensivo, que conta com a atuação de uma pesquisa multiprofissional para avaliação e intervenção em crianças e adolescentes diagnosticados ou com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atualmente, a Poli Lago de Tucuruí conta com 50 pacientes fixos.

Serviço

A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade totalmente pública, com todos os atendimentos sem nenhum custo aos usuários. Está localizada na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica. A Poli é administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Sespa. 

Texto da Ascom Poli Lago de Tucuruí