Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Pacientes têm os pés lavados em cerimônia da Semana Santa no Hospital Galileu

Cerimônia religiosa marcou a programação da Semana Santa na unidade, referência em tratamentos de traumas ortopédicos da rede estadual de saúde

Por Ascom (Ascom)
06/04/2023 14h38

O ortopedista do Galileu lava os pés dos pacientes no ato litúrgico que lembra o gesto de humildade de Jesus com os discípulosServir ao próximo, manter o respeito e a humanização com os seus pacientes, usuários e colaboradores, são algumas das premissas do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na Grande Belém. Como forma de lembrar dessas missões, nesta quinta-feira (6), uma cerimônia religiosa marcou a programação da Semana Santa na unidade, que é referência em tratamentos de traumas ortopédicos da Rede Estadual de Saúde do Pará.

Durante a ação, um simbolismo bíblico emocionou os participantes. É que o médico ortopedista da unidade, lavou os pés de seus pacientes. O ato lembra a Quinta-Feira Santa, o dia da última ceia, quando Jesus lavou os pés dos seus discípulos, em sinal de servidão. 

“Ninguém é melhor ou pior que ninguém. Precisamos ter Jesus como nosso Pastor e segui-lo, através de sua Palavra, de seus ensinamentos e nas atitudes de amor, humildade e sempre a serviço do próximo e da comunidade. Essa não é uma peça teatral, é um rito litúrgico. Quando um cristão realiza este gesto, significa também a disposição de ajuda à comunidade”, disse o coordenador da ortopedia do HPEG, Marcus Preti. 

Emoção

O caseiro João Vitor de Souza, de 26 anos, está há uma semana na unidade. Essa é a segunda vez que ele precisa dos serviços do HPEG, para a reabilitação da sua perna direita. Ele teve os pés lavados pelo seu médico. “Essa programação transmite um sentimento de paz, alegria, e torna o ambiente hospitalar ótimo e agradável", comentou o morador de Outeiro, que  foi vítima de um acidente com arma de fogo.

Em seu primeiro dia no Hospital, a dona de casa Vera Lúcia da Costa, de 48 anos, ficou emocionada ao se deparar com a celebração. “Esse momento me trouxe paz e esperança. Creio na plena recuperação do meu filho”, afirmou. A moradora do município de Baião, no Baixo-Tocantins, acompanha seu filho que está tratando de osteomielite na perna esquerda.

O padre Edvaldo Amaral, da Paróquia Santo Inácio, no Icuí-Guajará, foi o responsável pela celebração. Ele lembra dos mandamentos de Cristo na terra. “A importância da celebração de hoje, está na abertura do tríduo pascal. Isso significa que a Igreja vive de forma mais intensa o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. E os sinais sacramentais que nos convidam à contemplação deste mistério expressam toda a grandeza dessa realidade”, lembrou o religioso. 

Humanização

A lembrança das datas comemorativas fazem parte de uma rotina da unidade, como forma de manter a tradição e de levar as celebrações que são mantidas em casa, para o ambiente hospitalar. “Trabalhamos para entregar além do tratamento de saúde, e sim, o bem-estar físico, emocional e espiritual do usuário. A celebração da Semana Santa faz parte da cultura da sociedade. E como quem está hospitalizado não pode ter acesso a estas programações, tentamos trazê-las para dentro do hospital”, observou Anne Segóvia, coordenadora de Humanização do HPEG.

Assistência religiosa 

Garantida por lei, o HPEG contribui para levar a assistência religiosa de seus usuários. Semanalmente, ações com louvores, ministração de palavras de fé e de esperança, são organizadas para pacientes, acompanhantes e colaboradores. 

“Nossas programações atendem todas as confissões religiosas em igualdade de condições, viabilizando o acesso dos pastores, padres, sacerdotes, médiuns e outros representantes religiosos escolhidos pelo paciente ou por seus familiares. Nesta Semana Santa nossa ação foi para relembrar à sociedade a importância da vida e do cuidado que devemos ter uns com os outros”, observou a diretora Executiva do Galileu, Liliam Gomes. 

 Serviço

O Hospital Galileu é uma unidade pública, localizado na avenida Mário Covas, na Grande Belém. A instituição é administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia – ISSAA, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HPEG se destaca por trabalhar em ações relacionadas à segurança viária, para a redução de acidentes e mortes nas vias públicas, já que estas são as principais causas que levam às internações de seus pacientes.  

Texto da Ascom Hospital Público Estadual Galileu