Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Castelo de Sonhos promove serviços de saúde e de cidadania em escola

Iniciativa neste sábado (8) integra a programação de humanização da unidade, em Altamira, na região de Integração do Xingu

Por Ascom (Ascom)
06/04/2023 14h21

Hospital Geral de Castelo dos Sonhos promove neste sábado uma jornada que inclui ações de saúde e cidadania à populaçãoNeste sábado (8), a população de Altamira, distritos e municípios de abrangência, na região paraense de Integração do Xingu, será contemplada com mais de 14 serviços de saúde e de cidadania. A iniciativa faz parte do Projeto Ampliando Saúde, do Governo do Estado, através do Hospital Geral de Castelo de Sonhos João Trevisan Sobrinho.

Pela primeira vez, a ação ocorrerá fora dos muros da unidade, e será realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Paulo II, localizada na Rua Mogno, nº 27, no bairro São Miguel, como estratégia para alcançar ainda mais a sociedade.  Os atendimentos ocorrerão de 8h às 11h, e serão retomados de 13h às 17h. A população deve apresentar RG, CPF e Comprovante de Residência para os atendimentos.

Serão disponibilizados mais de 2.500 serviços como atendimentos com a equipe multiprofissional, triagem, aferimento de pressão arterial, medição de glicose, consultas com fisioterapeutas, com médicos clínico geral, além do encaminhamento do paciente - caso tenha indicação - para especialistas e, também, para a realização de exames clínicos e laboratoriais no próprio hospital.

A ação também contará com a regularização da Carteira Nacional do SUS e, ainda, para contagiar os públicos infantil e adulto, serão desenvolvidas as práticas de dançaterapia e ginástica em grupo.  E ainda, o Hospital de Castelo de Sonhos vai promover uma série de atividades, como contação de histórias, desenhos, pintura de rosto, além de danças e práticas de exercício físico. 

Iniciativa - As atividades deste Projeto, estão inseridas no Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade, que, constantemente, realiza ações que envolvem os colaboradores, os pacientes e os acompanhantes. “Desta vez, vamos ampliar nossa iniciativa para que as pessoas possam receber serviços fundamentais fora do ambiente hospitalar. A estratégia facilita o acesso da sociedade que, também, no dia a dia, não tem tempo para procurar ajuda médica”, disse Diego Carlis dos Santos, diretor-geral do Hospital de Castelo de Sonhos.

A iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa), em parceria com o Instituto Social Mais Saúde (ISMS), organização social que administra o Hospital de Castelo de Sonhos, também tem como objetivo o alcance da população dos municípios vizinhos. “Essas ações são estratégicas para descentralizar o atendimento da saúde de grandes centros e chegar os serviços à população de áreas mais remotas, já que o Estado do Pará, tem dimensões territoriais extremas”, destacou o secretário de Saúde Pública Estadual (Sespa), Romulo Rodovalho.

Para se ter uma noção, o Hospital de Castelo de Sonhos fica distante 1 mil km de Altamira, sua sede municipal. A unidade tem se tornado cada vez mais prática à vida dos moradores do distrito, como também da população das localidades de Cachoeira da Serra e Vila Isol, que até então, tinham que se deslocar, por exemplo, por meio vias terrestres, em média, 16h, em busca de atendimentos de saúde e de internações hospitalares.

Serviço:

Quando: Sábado (8).

Onde: Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Paulo II, localizada na Rua Mogno, nº 27, no bairro São Miguel.

Horário: de 8h às 11h, e serão retomados de 13h às 17h.

Público: Infantil e adulto.

Documentos necessários: RG, CPF e Comprovante de Residência para os atendimentos.

 Texto da Ascom Hospital de Castelo dos Sonhos