Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESSOCIALIZAÇÃO

Seap entrega certificados de capacitação a 30 internos do PEM II

O curso de Corte de Cabelo Masculino foi promovido em parceria com a Igreja Universal do Reino de Deus

Por Caroline Rocha (SEAP)
05/04/2023 18h58

Gestores e internos no evento de certificação dos concluintes Trinta internos do Presídio Estadual Metropolitano II (PEM II) receberam nesta quarta-feira (05) certificados de conclusão do curso de Corte de Cabelo Masculino. A capacitação foi promovida pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Projeto Universal nos Presídios (UNP), da Igreja Universal do Reino de Deus.

Manuela Cavalléro, coordenadora de Assistência ao Egresso e Família, da Diretoria de Reinserção Social (DRS) da Seap, acompanhou a certificação e destacou que a diretoria “entende o ser humano como múltiplo”, e que o trabalho para o interno é importante, assim como a educação e a espiritualidade.

“É justamente isso que a Igreja está propondo; fazer essa capacitação profissional para que as pessoas, tornando-se egressas do sistema, possam ter uma profissionalização, e com isso uma renda. Mas também possam ser trabalhadas como um ser humano múltiplo. Qualquer iniciativa de reinseri-lo e trazê-lo para um convívio melhor com a sociedade, a Seap abraça com todo o empenho”, explicou Manuela Cavalléro.

Esse tipo de parceria, que promove a reinserção e a capacitação de custodiados, também é destacada por Luiz Fábio Oliveira Barros, gerente de Ensino Profissionalizante da DRS. “Através desse curso o interno pode ser capacitado, recebendo um certificado, e com isso ele tem como se manter fora, trabalhar, gerando melhores recursos para ele e a família. As igrejas vêm desenvolvendo cursos, juntamente com a Seap, nas unidades prisionais, e a UNP vem promovendo esse tipo de capacitação, e vem somar com a Secretaria, com a nossa proposta de reinserção social”, afirmou Luiz Fábio.

O pastor Henrique Pires, que conduziu a celebração, comentou que a parceria com a Seap está resultando positivamente na reinserção social de muitas pessoas privadas de liberdade (PPLs). Segundo ele, a Igreja tem a visão de ajudar a Seap, que já é uma parceira de muitos anos, e essa cooperação se estreitou ainda mais a partir de 2019. “Só tem a crescer, e ficamos muitos felizes com essas oportunidades que a Secretaria tem nos dado, dos internos virem e receberem a certificação na Igreja”, acrescentou o pastor.

Visibilidade - A entrega dos certificados durante um culto voltado às famílias de custodiados e egressos é simbólica, pois permite que esse público conheça as ações de reinserção social e ressocialização que a Seap e seus parceiros vêm priorizando e desenvolvendo.

O custodiado do PEM II, Breno Moreira Batista, ressaltou a importância do momento único que foi receber seu certificado como cabeleireiro. Há quase dois anos na unidade penal, esse foi o primeiro curso que decidiu fazer, e agora já espera por outras capacitações. “Gostei muito desse momento. Eu queria mais oportunidades de cursos. É o primeiro curso que faço depois de um ano e seis meses dentro do sistema, e espero fazer muitos outros daqui pra frente”, disse o interno.